A Porto Seguro lançou (21/09), um serviço de assinatura para consultas e exames que irá
custar R$ 19,90 por mês.
Chamado de “Porto Cuida’, o serviço,
que inclui o titular e dois dependentes, sem a necessidade de grau de
parentesco, oferece descontos em consultas (físicas ou remotas), exames,
terapias e medicamentos.
Na assinatura já está incluso quatro atendimentos por
telemedicina ao ano por vida, serviço oferecido pela rede Teladoc.
Com o novo serviço, a empresa busca
atingir a parcela crescente de brasileiros que não têm um plano de saúde, seja
por conta da crise econômica que persiste no país como por causa de custos cada
vez mais altos da proteção.
Atualmente os preços altos do seguro-saúde
inviabilizam o acesso a planos individuais para quem perde o emprego e,
consequentemente, o plano de saúde corporativo,
O grupo segurador já oferece planos
de saúde corporativos no segmento de empresas de grande porte e também para
PMEs em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O novo serviço é uma forma de expandir
essa atuação, diz Marcelo Picanço, vice-presidente de Seguros da empresa.
Picanço explica que a pandemia apenas
acelerou esse processo. “O produto não é um seguro ou um plano de saúde: seu
objetivo é facilitar o acesso a serviços médicos, que ganham relevância
atualmente.
Hoje, 3/4 da população brasileira não tem um plano de saúde e
precisam de orientações sobretudo sobre a covid-19.”
Ou seja, o Porto Cuida quer ser um
serviço complementar ao SUS. “A rede pública atende bem, mas o problema é que o
atendimento é burocrático e o tempo de espera é longo.
O processo de orientação
aos usuários do sistema ainda é muito manual”, explica o executivo. “Buscamos
oferecer um serviço digital de orientação em um momento no qual as pessoas
buscam evitar o ambiente hospitalar.”
É a primeira grande companhia a
entrar em um segmento dominado por pequenas redes.
A empresa aposta na força de
sua marca para atrair atenção para o serviço, e diferente de concorrentes, o
objetivo não é oferecer uma rede própria de atendimento, mas parcerias que já
tem em seus planos de saúde.
Uma delas é a DaVita Serviços
Médicos, que comprou, em 2018, a rede própria de clínicas da Porto Seguro.
“Desde então decidimos que não queremos competir em tijolo, carregar ativos
como imóveis”, explica Picanço.
EXAME