HOME OFFICE


60% das empresas não deram suporte ao trabalhador, diz pesquisa.

Levantamento global indica descolamento entre intenção e ação de companhias para o escritório pós-pandemia. 

Relatório global que trata sobre o teletrabalho na pandemia mostra uma contradição. 

Ao mesmo tempo em que as empresas dizem acreditar que os funcionários precisarão estar no centro do design dos espaços de trabalho do futuro, a maioria delas reconhece que não mudou as políticas para os escritórios de modo a dar maior suporte aos empregados em trabalho remoto.

O relatório “Local de trabalho inteligente - Moldando experiências de empregados para um mundo transformado", ouviu 1.350 executivos de empresas em 19 países. No Brasil, foram 50 entrevistas.

Na avaliação da empresa de tecnologia NTT Ltd, responsável pelo levantamento, um dos indicativos de que o apoio a esse novo modelo de atuação está aquém das necessidades é no baixo índice de empresas que mudaram políticas de TI (Tecnologia da Informação).

No Brasil, 40% das companhias disseram ter feito alterações. A média global ficou em 30,7%.

O relatório da NTT aponta ainda para uma maior flexibilidade do modelo de trabalho, com 84% das companhias brasileiras —acima dos 75% da média global e de 81% no continente americano— concordam que os empregados deverão ter a escolha de trabalhar nos escritórios.

Os encontros presenciais não serão abolidos, mesmo nos casos em que as ferramentas de conectividade já estejam bem integradas à rotina. 

E essas, por sua vez, também farão com que o retorno aos escritórios não seja mais como antes.

Segundo o relatório, 90% das empresas no Brasil consideram encontros presenciais como essenciais para a construção de espírito de equipe.

DICAS PARA MANTER A PRODUTIVIDADE EM CASA

1 - Escolha um canto iluminado e arejado

  • Os móveis podem ser pequenos, mas têm que respeitar as medidas ergonômicas mínimas: mesa de 70 cm a 75 cm de altura, com profundidade de 45 cm ou mais

2 - Organize-se para cumprir prazos

  • Para manter a disciplina e o ritmo de execução do trabalho, é importante não programar tarefas pessoais no horário de expediente

3 - Mantenha comunicação clara com chefes e colegas

  • Teste os comunicadores e mantenha todos informados quando estiver ausente ou tiver concluído uma tarefa

4 - Evite distrações

  • Para manter a produtividade, é importante ter foco. Por isso, faça uma tarefa por vez e evite email e ligações enquanto isso

5 - Adote hábitos saudáveis

  • Evite refeições à mesa e faça pausas programadas no decorrer do dia. Tire o pijama para trabalhar


FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br