RESUMO DO DIA


O skate colou mais um brasileiro no pódio: Pedro Barros conquistou prata na modalidade park, enquanto o boxe irá a duas finais com Bia Ferreira e Hebert Conceição.

 

vôlei masculino ficou pelo caminho, mas irá disputar bronze.

 

Projeto que suspendia despejos na pandemia é vetado integralmente.

 

Alexandre de Moraes inclui Bolsonaro no inquérito das fake news.

 

Airton Cascavel depõe à CPI


Avanço da variante delta preocupa.

 

Taxa Selic tem 4ª alta consecutiva.


 

  • Veto a projeto que suspendia despejos

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que deputados e senadores haviam aprovado que suspendia despejos durante a pandemia. A proposta previa a suspensão dos despejos para imóveis urbanos que servissem de moradia ou representassem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar até 31 de dezembro deste ano. O presidente justificou que o projeto "contraria o interesse público" e daria um "salvo conduto para os ocupantes irregulares de imóveis públicos"

 

  • Bolsonaro no inquérito das fake news

Após as constantes ameaças de Bolsonaro às eleições, o ministro do STF Alexandre de Moraes incluiu o presidente no inquérito das fake news. 

A decisão atende, por unanimidade, ao pedido aprovado pelo TSE; veja os principais pontos aqui. 

É a terceira investigação no Supremo que inclui o presidente, que já é investigado pela suposta interferência política na Polícia Federal e por prevaricação no caso Covaxin. 

Se o inquérito do TSE comprovar crime, Bolsonaro pode ficar inelegível.

E após ser incluído no inquérito das fake news, Bolsonaro ameaça agir fora da Constituição. Declaração foi dada em entrevista a uma rádio, transmitida em redes sociais.

Enquanto isso...

O senador Ciro Nogueira tomou posse ontem como novo ministro-chefe da Casa Civil e passou a despachar no cargo. 

No discurso, o integrante do Centrão disse que quer "estabilizar" e "diminuir tensões".

 

  • CPI

Quem fala hoje à comissão é Airton Antonio Soligo, também conhecido como Airton Cascavel. 

Ele foi apontado como o 'número 2 informal' de Pazuello na Saúde – o que configura suspeita de usurpação de função pública. 

Ele atuou ao lado do ex-ministro em ações da pandemia entre maio e junho, logo após o pedido de demissão de Nelson Teich.

Após a denúncia de vínculo informal vir à tona, o Ministério da Saúde nomeou Airton Cascavel assessor especial de Pazuello, cargo que ocupou formalmente até 21 de março deste ano, quando foi exonerado. 

Em maio, ele foi nomeado secretario de saúde de Roraima, e deixou o posto na semana passada.

E ontem...

Em sua vez de depor à CPI, o tenente-coronel Marcelo Blanco, ex-assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, negou ter pedido propina na negociação de vacinas da Astrazeneca. 

Ele disse que sua intenção ao entrar em contato com os intermediários era tratar com o mercado privado, mas não convenceu os senadores. 

Renan Calheiros, o relator da comissão, mostrou mensagens que contestariam a versão do ex-assessor do ministério.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br