Postalis e Petros - denuncias


A Operação Greenfield em Brasília denunciou 13 pessoas em um esquema de fraudes milionárias praticadas no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) Trendbank, a partir de recursos dos fundos de pensão Postalis e Petros. Entre os acusados estão o ex-presidente da Postalis, Alexej Predtechensky e os ex-presidentes da Petros, Wagner Pinheiro de Oliveira e Luiz Carlos Afonso.

Os procuradores pedem que eles paguem mais de R$ 560 milhões a título de reparação econômica e moral às vítimas participantes dos fundos de pensão - o triplo dos aportes realizados no esquema criminoso. Os denunciados respondem por crime contra o sistema financeiro, gestão temerária, desvios de recursos e simulação de duplicatas.

"O tipo de investimento escolhido era extremamente arriscado, de difícil monitoramento, sem garantias e sem liquidez", afirma o MPF. Entre 2013 e 2014, os ativos já tinham quase se dissipado, levando o FIDC a alegar impossibilidade de honrar os compromissos, o que culminou no seu fechamento. Para os procuradores, foi um ato proposital. O FIDC teria realizado a aquisição fraudulenta de direitos creditórios inexistentes, cedidos por empresas fictícias.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br