INVESTIMENTOS


Renda fixa tradicional ainda perde para a inflação mesmo com alta na Selic.

Apenas poupança velha e debêntures incentivadas superam a previsão para o IPCA de 2021.

Apesar da alta de 0,75 ponto percentual na Selic (taxa básica de juros), a renda fixa continua a perder para a inflação. 

juro a 4,25% ao ano, definido nesta quarta-feira (16) pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, é inferior à projeção de inflação do mercado. 

Segundo o boletim Focus, que reúne projeções de diversos economistas, o IPCA deve terminar 2021 a 5,82%.

De acordo com levantamento do buscador de investimentos Yubb, que considera a média de rentabilidade dos produtos de renda fixa no mercado, apenas debêntures incentivadas (isentas de Imposto de Renda) e a poupança antiga superam o aumento de preços projetado.

Isso porque a rentabilidade média destas debêntures é 6,27% ao ano e depósitos na poupança até maio de 2012 rendem 6,167780% ao ano mais TR (taxa referencial), que hoje está zerada.

Já aplicações após esta data rendem 70% da Selic mais TR, o equivalente a 2,98% com a Selic a 4,25%. 

Para a poupança superar o IPCA projetado, a Selic teria que estar acima de 8,31%.

Com o dólar em um patamar baixo, a R$ 5,06, especialistas veem uma boa oportunidade de compra.

Antes de investir, contudo, é preciso lembrar da reserva de emergência para gastos fixos, como aluguel e conta de luz, alocados em um produto de renda fixa com liquidez diária (que pode ser sacado a qualquer momento).

 Recomenda-se guardar o equivalente a gastos de seis meses a um ano. O Tesouro Selic e produtos atrelados ao CDI, como CDBs, são boas opções para isso.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br