O
Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) formou uma comissão
temática, de caráter consultivo, para analisar a minuta de resolução que trata
de transferências de gerenciamento de planos. A comissão será composta por até
dois representantes da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar
(SPPC); da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); da
Casa Civil da Presidência da República; do Ministério da Fazenda; do Ministério
do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; de fundos de pensão; de
participantes e assistidos de planos; e de patrocinadores e instituidores.
O tema da
transferência de gerenciamento seria debatido na última reunião do CNPC
realizada no fim do ano passado, mas foi adiado. O motivo foi a falta de
aprofundamento na discussão da proposta, que agora será realizada pela nova
comissão. O processo de transferência de gerenciamento de planos já existe, mas
ainda não possui uma norma que o regule, limitando a fiscalização da Previc.
São operações de transferência de planos entre fundações por diversas razões,
entre elas, quando uma empresa compra outra e ambas possuem fundos de pensão.
No caso em que a empresa compradora não quiser manter os dois planos, pode transferir
a gestão de um deles. A resolução a ser discutida pelo CNPC visa padronizar as
obrigações das entidades e das patrocinadoras diante desse tipo de operação.
A comissão será presidida por um dos representantes
indicados pela Previc e tem o prazo de até 3 de março de 2017 para a conclusão
dos trabalhos.
Investidor Institucional