Itaú ressarcirá 4,7 milhões de clientes por tarifas cobradas de forma
indevida.
Instituição, que pagará R$ 18 mi a
consumidores após acordo com BC, diz que houve falha de sistema.
O Itaú terá que ressarcir 4,7 milhões de
clientes por tarifas cobradas indevidamente de 2008 a 2018. Em acordo firmado
com Banco Central, publicado nesta quinta-feira (4), a instituição se
compromete a devolver os valores.
Segundo o termo de compromisso, a
instituição terá de pagar R$ 18 milhões aos clientes. O valor total cobrado foi
de R$ 75,6 milhões, mas o banco afirmou já ter devolvido R$ 57,5 milhões ao
longo dos anos.
O termo de compromisso também determina que o banco desembolse R$ 29,6 milhões
ao regulador em forma de contribuição pecuniária —o equivalente a uma multa, só
que estabelecido em comum acordo.
Além
do banco, 12 diretores e ex-diretores também arcarão com parte dessa quantia.
O termo de compromisso é uma espécie de acordo entre o BC e a instituição
financeira. Nele, o banco se compromete a corrigir irregularidades, indenizar
prejuízos e pagar contribuição pecuniária.
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FOLHA DE SÃO PAULO