HOME OFFICE


Home office eleva a produtividade, mas custo pessoal é alto

Pesquisa da Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton Brasil, mostra que 58% dos brasileiros se sentem mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office. 


Em 2020, na versão anterior dessa mesma pesquisa, esse índice ficou em torno de 44%.

A pesquisa também buscou saber quais os receios para continuidade do trabalho remoto. 


Segundo 20,6% dos entrevistados, o maior deles é a perda de convívio social, seguida de maior carga de trabalho no modelo remoto (15,5%) e piora de comportamento por ausência de convívio (13,5%). 


O estudo teve 1.075 respondentes e foi divulgado dias atrás.

“Na primeira edição da pesquisa, no início da pandemia em 2020, foi possível concluir que os entrevistados percebiam a experiência do trabalho remoto como positiva, mas já existia uma preocupação com relação à administração das tarefas de trabalho e das de ordem pessoal, tanto do ponto de vista organizacional quanto de relacionamento com as pessoas”, lembra Fabian Salum, professor da Fundação Dom Cabral.

“Depois de um ano, constatamos a concretização de alguns receios e como a percepção sobre o aumento da produtividade no trabalho remoto mostra seu custo, quando o assunto é equilíbrio e bem-estar. 


Os comentários dos respondentes apontam para um esgotamento mental, que envolve tanto a situação crítica própria da pandemia quanto os desafios mencionados anteriormente. 


Por isso, não podemos nos deixar seduzir pela alta produtividade. Faz-se necessários ajustes nos três níveis: organização, equipes e indivíduos”, conclui.

Já uma outra fonte traz pesquisa do ZOOM mostrando que 53% dos respondentes brasileiros se preocupam com a falta de conexões pessoais por conta do home office. 


Além disso, 49% encaram como dificuldade a falta de meios para trabalhar em casa.

Outros números revelam que 44% se ressentem de uma rotina de trabalho regular e 41% das dificuldades encontradas para conversar com outras equipes e áreas da organização.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br