IBGC


As raízes mais profundas da inovação vão muito além da tecnologia, mostra evento do IBGC

Elementos como a estrutura organizacional, os formatos de trabalho, a diversidade e a tecnologia foram  todos elementos determinantes para disseminar a cultura da inovação no grupo Boticário, reconheceu seu vice-presidente de pessoas e tecnologia, Daniel Knopfholz, em evento do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Para ele, "o primeiro passo é ter um profundo entendimento de todo o ecossistema da companhia: pessoas, negócios, objetivos, gargalos, capacidades etc. 


Outro ponto que vejo como crucial é definir uma visão e objetivos claros, para permitir que todos saibam qual caminho seguir e para que a inovação possa sempre ter um motivo para existir, e não ser uma inovação pela inovação ".

Ele observou que no seu entendimento inovação não é necessariamente tecnologia. 


A inovação pode estar relacionada à mudança de processos e comportamentos, por isso é tão importante criar um ambiente transparente e com direcionais objetivos para que toda ideia inovadora siga o caminho que a empresa quer alcançar.

Mas, para qualquer tipo diálogo em busca de apoio – seja do conselho ou de outras frentes corporativas –, é preciso apresentar análises com dados e informações que fundamentem o objetivo almejado com a conversa, destacando benefícios, mas não deixando de abordar os riscos, que idealmente devem ser apresentados já com direcional de mitigação. 


Seguir os protocolos estabelecidos, e estar disponível para ouvir críticas e sugestões de melhorias, também são itens que fazem parte desse momento.

E ao se criar condições para inovação e criatividade, consegue-se proporcionar aos times um ambiente seguro para que testem mais novas ideias.



IBCG
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br