As raízes mais profundas da inovação vão muito além da tecnologia,
mostra evento do IBGC
Elementos como a estrutura organizacional, os
formatos de trabalho, a diversidade e a tecnologia foram todos elementos
determinantes para disseminar a cultura da inovação no grupo Boticário,
reconheceu seu vice-presidente de pessoas e tecnologia, Daniel Knopfholz, em
evento do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Para ele, "o primeiro passo é ter um
profundo entendimento de todo o ecossistema da companhia: pessoas, negócios,
objetivos, gargalos, capacidades etc.
Outro ponto que vejo como crucial é
definir uma visão e objetivos claros, para permitir que todos saibam qual
caminho seguir e para que a inovação possa sempre ter um motivo para existir, e
não ser uma inovação pela inovação ".
Ele observou que no seu entendimento inovação
não é necessariamente tecnologia.
A inovação pode estar relacionada à mudança
de processos e comportamentos, por isso é tão importante criar um ambiente
transparente e com direcionais objetivos para que toda ideia inovadora siga o
caminho que a empresa quer alcançar.
Mas, para qualquer tipo diálogo em busca de
apoio – seja do conselho ou de outras frentes corporativas –, é preciso
apresentar análises com dados e informações que fundamentem o objetivo almejado
com a conversa, destacando benefícios, mas não deixando de abordar os riscos,
que idealmente devem ser apresentados já com direcional de mitigação.
Seguir os
protocolos estabelecidos, e estar disponível para ouvir críticas e sugestões de
melhorias, também são itens que fazem parte desse momento.
E ao se criar condições para inovação e
criatividade, consegue-se proporcionar aos times um ambiente seguro para que
testem mais novas ideias.
IBCG