INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Os impactos do uso de AI nos negócios

Na medida em que as previsões sobre o uso de inteligência artificial tornam-se cada vez mais reais no uso cotidiano do cidadão comum, uma discussão cada vez mais recorrente vem à tona, o uso ético das ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias.

Uma ferramenta que tem motivado cada vez mais discussões nesse sentido é o ChatGPT,  um protótipo de chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo.

Nos Estados Unidos, onde seu uso se popularizou entre os estudantes, uma vez que é capaz de ajudar na resolução de questões escolares, foi visto um movimento imediato na criação de barreiras ao seu uso e se percebeu um crescente questionamento ético quanto à sua utilização, envolvendo até mesmo questões de direitos autorais na produção do conhecimento.

No ambiente de negócios, é de se imaginar que seu uso gerará polêmicas, uma vez que não é possível afirmar que médicos, advogados e outros profissionais abdicarão do esforço para produção de conhecimento se existe uma ferramenta que se proponha a fazê-lo com certo grau de assertividade até o presente momento.

Nesse sentido, é preocupante o fato de que o uso da inteligência artificial não seja perceptível para quem contrata esses serviços e lhe permita optar pela decisão de se submeter ou não, ao diagnóstico de uma solução tecnológica.

Ainda, essa condição poderá acarretar disputas entre profissionais, inclusive acerca da produtividade, se um deles faz uso desse tipo de tecnologia para a solução de tarefas, mas omite essa condição dos demais.

Por fim, resta a discussão sobre a responsabilidade pela tarefa desempenhada pela AI, principalmente se não existe uma publicização clara de quando ela estará envolvida.



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