RESUMO DO DIA


O Instituto Butantan localizou uma variante sueca do novo coronavírus em São Paulo e confirmou outro caso da sul-africana no estado.

O diretor da Anvisa Alex Machado Campos, relator responsável por analisar a importação da vacina russa Sputnik V, votou contra a autorização no momento. 

Antes dele, técnicos da agência recomendaram negar o pedido de importação do imunizante 'até que sejam apresentados dados para sanar as falhas identificadas'. 

  • Nova variante sueca em SP

Pesquisadores do Instituto Butantan identificaram, pela primeira vez no estado de São Paulo, a presença da variante sueca do novo coronavírus , a B.1.1.38. 

Além disso, a rede de monitoramento identificou um novo caso da variante sul-africana, a B.1.351. 

As mutações fazem parte da dinâmica natural do vírus. 

A sueca é considerada uma 'variante de interesse', o que indica que ela é acompanhada com atenção, mas ainda não foi associada ao agravamento da pandemia. 

Já a sul-africana é considerada uma 'variante de preocupação', assim como a brasileira P.1, ambas com mutações associadas a um maior potencial de transmissão.

  • CPI da Covid

A 2ª Vara da Justiça Federal de Brasília concedeu uma liminar (decisão provisória) que suspende a eventual indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator  da CPI da Covid. 

O pedido foi formulado pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais defensoras do presidente Jair Bolsonaro no Congresso. 

Na petição, a deputada argumentou que a indicação afronta a moralidade administrativa e compromete a imparcialidade porque o senador responde a processos em tramitação no Supremo e é pai do governador de Alagoas, Renan Filho, sendo que um dos objetos de investigação da CPI será apurar o eventual desvio de verbas federais enviadas aos estados. 

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid tem instalação programada para hoje, terça-feira.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br