Confiança do consumidor em SP volta a cair após 5
meses.
Índice atingiu seu
patamar mais baixo em maio.
Índice
da Associação Comercial de São Paulo que busca medir a confiança dos consumidores no estado
teve sua primeira queda desde maio, quando atingiu seu patamar mais baixo no
ano, de 73 pontos em escala que vai até 200.
Em novembro, o índice marcou 83
pontos, dois a menos que no mês anterior.
Dois terços dos
consumidores (66%) disseram não confiar em recomendações de produtos feitas por
influenciadores digitais em um levantamento da empresa Capterra, do Grupo
Gartner, com 600 pessoas.
Para a maioria dos
consultados na pesquisa (53%), as resenhas de outros consumidores são as fontes
mais confiáveis de informações sobre os produtos, seguidas pelas opiniões de
especialistas (29%) e pelas recomendações de amigos (9%).
Na
contramão do crescimento das vendas do comércio eletrônico e de grandes empresas na Black Friday, o fluxo de consumidores nos estabelecimentos físicos durante o dia das
promoções despencou em meio à pandemia.
Nos shopping centers, caiu 62,9%, e nas
lojas de rua, 54%, na comparação com 2019, de acordo com monitoramento das
empresas FX Data Intelligence e F360º.
FOLHA DE SÃO PAULO