GOLPE DO EMPREGO


Golpe do emprego no WhatsApp envolve até esquema de pirâmide; saiba identificar.

Especialistas recomendam contato com a empresa para confirmar oferta.

"Olá, você foi selecionado para um trabalho de meio período online, com salário diário de R$ 500 - R$ 1000. Entre em contato comigo pelo link...

" Se você recebeu uma mensagem similar a esta, prometendo empregos remotos com alta remuneração diária, tome cuidado: provavelmente é uma tentativa de golpe.

Há casos em que o esquema é relativamente simples. 

O golpista entra em contato anunciando a seleção para uma vaga, mas pede um pagamento, supostamente para a realização de um exame admissional ou de um curso necessário ao trabalho. 

Em versões mais complexas, o golpe pode envolver esquemas de pirâmide, manipulação de avaliações em plataformas digitais, fraude e roubo de dinheiro e de dados.

As mensagens normalmente contam com um número de telefone ou link para iniciar uma conversa, em que o usuário recebe um endereço para cadastro em uma plataforma. 

"A maioria destes cadastros tem um código passado para a pessoa, que é o código do afiliado, para identificar quem é o recrutador e para que ele receba uma parte", relata Assolini. 

O analista explica que quem recruta pessoas para a plataforma ganha um valor, aumentando o alcance do golpe.

COMO RECONHECER O GOLPE?

Assolini recomenda desconfiar de ofertas muito generosas, enviadas por desconhecidos. 

Mesmo se a mensagem incluir o nome de uma empresa conhecida, entre em contato pelos canais oficiais para confirmar a oferta.

Maria Sartori, diretora associada da empresa de consultoria em recursos humanos Robert Half, indica acessar o LinkedIn da organização e verificar se você tem conexões em comum com a empresa, com quem você pode falar para obter referências.

Ela ressalta que exames admissionais são necessariamente pagos pela empresa que está contratando. 

Além disso, é muito raro ser necessária a realização de um curso profissionalizante por conta do profissional durante a seleção. 

"Nenhum candidato nunca deveria desembolsar nenhum tipo de dinheiro para participar de um processo seletivo", diz.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br