Maioria dos consumidores não acredita em Black
Friday, diz pesquisa.
Reportagem entrou
em contato com nove grandes varejistas para conferir queda de preços; só uma
apontou promoções.
Os consumidores
brasileiros estão escaldados com a Black Friday. O evento mais importante do ano para o
varejo, que acontece nesta sexta (25), deve atrair menos interessados em
comprar do que o do ano passado.
O principal motivo é o ceticismo em relação às
promoções.
É o que aponta uma
pesquisa do site brasileiro de reclamações, o Reclame Aqui, com 13,7 mil
usuários da sua base.
O levantamento, realizado entre os dias 11 e 13 de
novembro, revela que 56,7% não pretendem comprar na Black Friday (contra 53% da
pesquisa do ano passado).
Para este público,
a falta de promoções "de verdade" é
a principal razão (resposta de 49%), mas o endividamento e a falta de dinheiro também contam (26,3%).
No ano passado, os que não compraram apresentaram as mesmas razões (53,2% não
viam promoção e 24,6% estavam sem dinheiro).
"Metade dos
consumidores é muito cética em relação às promoções da Black Friday",
disse à Folha Eduardo Neves, presidente do Reclame Aqui.
"Ainda assim, uma parte deste público que fala que não vai comprar acaba
gastando alguma coisa, ainda que seja em itens de menor valor, como roupas e alimentos."
O motivo para tanta
desconfiança tem sua razão: em 2021, segundo Neves, foi a Black Friday
"que nunca existiu", por conta da incapacidade do varejo em gerar
promoção.
"Até houve algum desconto, parcelamentos sem juros, mas o que
vimos foram os consumidores fazendo supermercado",
afirma.
FOLHA DE SÃO PAULO