Um
dos programas relatados no livro “Coletânea de Casos - Boas Práticas de
Relacionamento”, lançado no mês de outubro pela Abrapp no formato de E-book
(formato virtual) é o de “Acolhimento das Pensionistas”, da Fibra. O objetivo
do programa é dar um atendimento diferenciado às pensionistas por se tratar de
um momento delicado e de extrema fragilidade em suas vidas; e buscar facilitar
e agilizar o processo de acesso aos benefícios de pensão na Fibra e na
Previdência Social, bem como no seguro de vida. Após o comunicado do
falecimento de um participante, a equipe da entidade auxilia a cônjuge na
resolução de processos, assim como o acesso aos direitos adquiridos pelo
beneficiário junto à Previdência Social e à seguradora.
É realizada no site
da Previdência Social a solicitação do benefício ou agendamento e entregue à
pensionista o processo juntamente com a documentação que será entregue na agência
mais próxima a sua residência e posterior monitoramento. Como resultados, houve
redução do tempo na tramitação dos processos e aumento da confiança no trabalho
realizado pela área de Relacionamento. Em 2013, 39,3% das pensionistas
consideravam bom o desempenho do atendimento, 3,6% consideravam regular e 57,1%
consideravam ótimo. Em 2015, 89,3% das pensionistas consideraram ótimo o
atendimento da entidade e 10,7% consideraram bom. Significando que o grau de
satisfação atingiu 100% entre “bom” e “ótimo”. O case da Fibra foi apresentado
no 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada pela
Gerente de Relacionamento da entidade, Malton Ferreira Munhoz.
Fibra