MUNDO CORPORATIVO


A busca por um lugar nos conselhos das organizações é algo que vem despertando o interesse de profissionais mais jovens.  


Com a vontade de ocupar um lugar onde decisões importantes são tomadas e mudanças estruturais podem ser feitas, eles correm atrás de capacitação e networking para conquistar um assento no olimpo das empresas.

Um fator que ajuda a explicar o planejamento de carreira para os conselhos  é que, nos últimos anos, o mercado passou a vê-los como algo maior do que apenas uma estrutura que dá aval à administração da empresa.


Passou-se a encará-los como responsáveis pelos rumos da companhia. 


Além disso, a redução na idade requerida para  participação  é outro ponto importante para incentivar a trajetória de profissionais que querem se tornar conselheiros. 


Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE),  conselheiros com menos de 50 anos estão em 74% das organizações, seja em conselhos de administração ou consultivos. 


O levantamento considerou 61 conselheiros, de empresas de todos os portes e setores. 

E isso, em um mundo que está muito rápido e complexo.


Estudo do The World Economic Forum (Genebra)  simplesmente diz  que 50% do conteúdo adquirido no 1º ano de um curso regular em uma universidade torna-se obsoleto no 4º ano; e que mais de um terço do conjunto de competências essenciais requeridas para a maioria das profissões relevantes será composto por competências que ainda não são consideradas fundamentais.

A velocidade com que as mudanças ocorrem, de forma contínua, demanda que empresas e profissionais transformem as fraquezas desse novo mundo em forças para se manterem ativos no mercado. 


Assim funciona no mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible; em português, Fragilidade, Ansiedade, Não linearidade e Incompreensibilidade), onde a resiliência e inteligência emocional são as principais habilidades comportamentais.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br