Na era dos robôs, call center terá telefonista por
pelo menos 8 horas.
Novas regras
começam a valer na segunda (3); cobrança por valor indevido terá suspensão
imediata.
Empresas reguladas
pelo governo federal têm até o dia 3 de outubro para se adequar às novas regras de funcionamento dos SACs (Serviços de
Atendimento ao Consumidor).
Será obrigatório
fornecer atendimento com telefonista por pelo menos de 8 horas diárias.
Além
disso, a empresa continua tendo que oferecer atendimento 24 horas em pelo menos
um canal de comunicação.
Segundo a advogada
Laura Morganti, especialista em direito civil e integrante do comitê de Relações
de Consumo do Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de
Concorrência, Consumo e Comércio Internacional), a mudança na legislação
atualiza regras defasadas.
O regulamento
vigente é de 2008 e não contemplava novas tecnologias como os serviços de
chatbot (ligações feitas por robôs) e aplicativos de troca de mensagens
instantâneas.
Mas o atendimento por telefone continua sendo prioridade, por ser
mais humanizado.
As regras valem
para atendimento de:
- operadoras de telefonia
fixa, móvel e de TV por assinatura;
- bancos e instituições
financeiras;
- planos de saúde;
- corretoras de seguros;
- operadoras de cartão de
crédito;
- companhias de transporte
aéreo e terrestre;
- concessionárias de energia
elétrica
FOLHA DE SÃO PAULO