MERCADO DE TRABALHO


Na era dos robôs, call center terá telefonista por pelo menos 8 horas.

Novas regras começam a valer na segunda (3); cobrança por valor indevido terá suspensão imediata.

Empresas reguladas pelo governo federal têm até o dia 3 de outubro para se adequar às novas regras de funcionamento dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor).

Será obrigatório fornecer atendimento com telefonista por pelo menos de 8 horas diárias. 

Além disso, a empresa continua tendo que oferecer atendimento 24 horas em pelo menos um canal de comunicação.

Segundo a advogada Laura Morganti, especialista em direito civil e integrante do comitê de Relações de Consumo do Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional), a mudança na legislação atualiza regras defasadas.

O regulamento vigente é de 2008 e não contemplava novas tecnologias como os serviços de chatbot (ligações feitas por robôs) e aplicativos de troca de mensagens instantâneas. 

Mas o atendimento por telefone continua sendo prioridade, por ser mais humanizado.

As regras valem para atendimento de:

  • operadoras de telefonia fixa, móvel e de TV por assinatura;
  • bancos e instituições financeiras;
  • planos de saúde;
  • corretoras de seguros;
  • operadoras de cartão de crédito;
  • companhias de transporte aéreo e terrestre;
  • concessionárias de energia elétrica


FOLHA DE SÃO PAULO
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