EUA alertam para impacto do 5G em aviões.
Órgão
federal conversa com fabricantes para tentar reduzir danos do novo serviço.
A FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) começou a publicar avisos
nesta quinta-feira (13) que detalham a extensão do potencial impacto do novo
serviço sem fio 5G nas aeronaves.
A FAA tem conversado com fabricantes de aviões,
companhias aéreas e operadoras de telefonia móvel para reduzir o impacto do
novo serviço, que deve começar a operar em 19 de janeiro.
A instituição havia alertado que uma possível interferência pode afetar
instrumentos sensíveis de aviões, como altímetros.
O órgão começou a publicar o que são conhecidos
como 'Avisos para Missões Aéreas'.
O documento diz que "aeronaves com
altímetros não testados ou que precisam de adaptação ou substituição não
poderão realizar pousos de baixa visibilidade onde o 5G for implantado".
Mais de 300 avisos foram postados até a 1h (horário
local), incluindo muitos relacionados aos principais aeroportos e hospitais onde são usados helicópteros
médicos.
A FAA não respondeu a questionamento sobre quantos
avisos no total deveriam ser publicados.
Muitos dos avisos dizem que certos procedimentos
estão indisponíveis, a menos que a FAA aprove métodos alternativos "devido
à interferência da banda C 5G".
Outros trechos incluem detalhes de como as
aproximações por instrumentos nos principais aeroportos são impactadas.
A FAA
determinou que certas aproximações guiadas por GPS continuarão sendo possíveis
em determinados aeroportos como Miami e Phoenix.
A AT&T e a Verizon, vencedoras de praticamente
todo o espectro de banda C do 5G em um leilão de US$ 80 bilhões (R$ 441,9 bi)
no ano passado, concordaram em 3 de janeiro com a implementação de 'zonas de
proteção' em torno de 50 aeroportos para reduzir o risco de interferência.
As companhias também concordaram em adiar o início
da operação do serviço duas semanas, evitando um impasse de segurança da
aviação.
A FAA disse na quarta-feira (12) que "espera fornecer
atualizações em breve sobre a porcentagem estimada de aeronaves comerciais
equipadas com altímetros que poderão operar de forma confiável e precisa no
ambiente de banda C do 5G.
FOLHA DE SÃO PAULO