Poupança previdenciária: Fórum do BNDES vai debater meios de fazer voltar os investimentos


A informação interessa a quem defende o fomento da poupança previdenciária por acreditar que ela pode não só proteger um maior contingente de trabalhadores como bancar o crescimento sustentável da economia brasileira. Com o ambiente econômico claudicando, a expansão dos investimentos poderá ser a chave para o Brasil voltar a crescer de fato nos próximos anos. Esse deverá ser um dos principais fios condutores da 30ª edição do Fórum Nacional, que será realizado nesta semana no BNDES, no Rio.

Para o economista Raul Velloso,  a recuperação da economia ainda “engatinha” porque os investimentos, desencorajados pelo desequilíbrio fiscal e o quadro político, não voltam de fato.

Por isso o fórum buscará debater estruturalmente a questão das contas públicas, a partir do déficit dos regimes próprios, que atinge R$ 300 bilhões se somados União e Estados. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, as despesas fixas e a previdência ocupam 102% do orçamento, sem deixar nada para investir.

Por isso Velloso defende a criação de fundos para administrar os recursos voltados para esses regimes próprios. Com déficits atuariais projetados para vários anos à frente, esses fundos receberiam ativos (como imóveis) e contribuições adicionais para fazer frente à sua missão.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br