OABPrev-SP: rentabilidade mantém-se segura e rentável


Quando 2018 começou, com um nível historicamente baixo da taxa Selic, em 6,50%, investidores diminuíram sua presença na renda fixa tradicional, adotando perfil mais arrojado. Em tal cenário, a OABPrev-SP alcançou rentabilidade de 2,95% no primeiro semestre, superando com folga o desempenho da Poupança (1,91%). O panorama econômico atual, incerto no Brasil e no Exterior, contudo, força os fundos de pensão a interromperem o movimento de diversificação de seus portfólios. "Estamos mais na defensiva”, afirma Dan Kawa, chefe de Investimentos Multimercados da Icatu Vanguarda, parceira da OABPrev-SP na gestão de recursos.

 

 

Apesar de a economia brasileira ter começado o terceiro trimestre com crescimento de 0,57%, de acordo com o índice de atividade do Banco Central (IBC-BR), que é considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), o resultado não muda a perspectiva de uma retomada fraca.  Na última pesquisa Focus, divulgada em 17 de setembro, o mercado reduziu novamente a previsão de crescimento do PIB e também estimou uma inflação mais alta para este ano. A expectativa para a soma de todos os bens e serviços produzidos no país recuou pela quarta vez, caindo agora de 1,40% para 1,36%. E até 2021 sua expansão não deve passar de 2,50%.

 

A inflação, por sua vez, saltou de 4,05% para 4,09%, com chances de chegar até 4,11% em 2019. Mesmo estando dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, inclusive abaixo da meta de 4,5%, a inflação é um índice que requer atenção e o Comitê de Política Monetária (Copom) reconheceu isso em comunicado no dia 19 de setembro.



OABPrev-SP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br