EMPRESAS BRASILEIRAS


Votorantim prepara nova geração de herdeiros.

Sucessores que passam por programa de formação começam a participar de conselhos das empresas do grupo.

Passados 103 anos desde o início da história da Votorantim como uma fábrica de tecidos, a família cresceu, elevando também a complexidade das sucessões. 

Enquanto a quarta geração alcançou 23 membros, a quinta, que vai substituí-los, abrange 80. São herdeiros que, diferentemente dos pais, não tiveram contato com os fundadores.

Eles passam, portanto, por um processo de preparação que começa aos 14 ou 15 anos de idade para aprender sobre a trajetória, os valores e o legado da empresa, enquanto definem suas vocações. 

Uma parte segue a vida profissional fora dos negócios da família, mas com o repertório para atuar como acionista. Um grupo menor, que permanece no programa de formação até os cerca de 35 anos, está chegando à fase final e já começa a participar de conselhos das empresas investidas.

“A gente também procura capacitá-los a liderar. Não adianta ter uma pessoa tecnicamente bem formada e preparada mas que não tenha a percepção de líder, nos outros 80 jovens da quinta geração. 

A gente vem construindo de forma que eles estejam expostos aos seus pares e sejam legítimos. Nós tivemos o desafio de representar uma família com 23 membros. Eles terão 80”, diz o acionista Claudio Ermírio de Moraes.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br