OABPrev-SP é destaque entre fundos instituídos


Em meio às cogitações que antecedem o envio ao Congresso do projeto de reforma previdenciária do Governo Federal, os fundos de pensão caminham céleres como garantidores do futuro de parcela significativa da população e impulsionadores da economia. Segundo o Consolidado Estatístico  as entidades fechadas de previdência complementar alcançaram patrimônio de 901 bilhões de reais, representando 13,4% do PIB, percentual mais alto desde 2012.

 

Os fundos instituídos, entre os quais está a OABPrev-SP, mereceram destaque por comporem o segmento de crescimento mais vertiginoso. O número de participantes ativos dos planos formados por entidades de classe aumentou de 18,1 mil para 371,3 mil entre 2005 e 2018. O patrimônio, por sua vez, cresceu de 36 milhões de reais para 10,9 bilhões de reais.

“O cidadão cada vez mais percebe que não pode depender exclusivamente do INSS”, assinala o presidente da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares. “No caso dos advogados, eles contam com uma previdência cujos custos são os menores possíveis, e que privilegia segurança, rentabilidade e liquidez”, avalia.

 

No Consolidado Estatístico estão listados os 15 maiores fundos de pensão de cada segmento (benefício definido, contribuição definida, contribuição variável e instituídos) pelo critério de patrimônio acumulado. No campo dos instituídos, a OABPrev-SP aparece em quinto lugar, com patrimônio de 724,7 milhões, atrás de Fundação Viva, Quanta, Multicoop e Sicoob Previ – todos planos mais antigos.

 

Criada em 2006, a OABPrev-SP conta com mais de 48 mil participantes e é o fundo instituído que mais cresce no país, ao ritmo extraordinário de 500 adesões por mês. Já paga benefícios a 195 pessoas, sejam aposentadorias, pensões por morte ou invalidez. A média de pagamentos da folha de beneficiários do fundo da advocacia é de 400 mil reais por mês. A entidade agrega advogados inscritos nas Seções da OAB de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

 

      "Comemoramos quando alcançamos boa rentabilidade, quando mantemos um forte ritmo de novas adesões e quando nosso patrimônio aumenta significativamente. Mas nenhum desses itens tem mais relevância do que o pagamento de benefícios ao nosso público - essa é a razão de existir da OABPrev-SP e o que confirma de fato a eficiência da gestão", comemora o presidente Marcelo Sampaio Soares.



OABPrev-SP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br