PROCON


Black Friday: Procon recebe 700 queixas nas vésperas da data em SP.

Prévia dos números mostra que boa parte das queixas se deve a desconto prometido e não cumprido

Nos 30 dias que antecederam a Black Friday desta sexta-feira (24), o Procon-SP registrou 700 reclamações de consumidores. A prévia dos dados será divulgada nesta sexta (24).

Boa parte das queixas se deve aos truques dos lojistas, que prometeram descontos e não entregam devidamente.

Em quatro semanas, foram, em média, 23 reclamações por dia.

O patamar está bem abaixo daquele registrado no ano passado, quando o órgão contabilizou 1.910 queixas –271 por dia. No ano passado, a temporada de descontos durou somente uma semana.

Não há uma justificativa consolidada para a queda.

Segundo o órgão, as empresas podem ter antecipado uma parte das promoções e das entregas. Mas também é possível considerar que os consumidores não estejam vendo ofertas tão atraentes.

Uma nova pesquisa do Datafolha, encomendada pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, o valor total movimentado durante esta Black Friday deve chegar a R$ 15,5 bilhões.

Os consumidores planejam gastar, em média, R$ 1.380. Quase metade dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras durante a data.



FOLHA DE SÃO PAULO
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