Black Friday: Procon recebe 700
queixas nas vésperas da data em SP.
Prévia
dos números mostra que boa parte das queixas se deve a desconto prometido e não
cumprido
Nos
30 dias que antecederam a Black Friday desta sexta-feira (24), o
Procon-SP registrou 700 reclamações de consumidores. A prévia dos dados será
divulgada nesta sexta (24).
Boa
parte das queixas se deve aos truques dos lojistas, que prometeram descontos e
não entregam devidamente.
Em
quatro semanas, foram, em média, 23 reclamações por dia.
O patamar está bem abaixo daquele registrado no ano passado,
quando o órgão contabilizou 1.910 queixas –271 por dia. No ano passado, a
temporada de descontos durou somente uma semana.
Não
há uma justificativa consolidada para a queda.
Segundo o órgão, as empresas
podem ter antecipado uma parte das promoções e das entregas. Mas também é
possível considerar que os consumidores não estejam vendo ofertas tão
atraentes.
Uma
nova pesquisa do Datafolha, encomendada pela Abecs, associação que representa o
setor de meios eletrônicos de pagamento, o valor total movimentado durante esta Black Friday deve
chegar a R$ 15,5 bilhões.
Os consumidores planejam gastar, em média, R$ 1.380. Quase
metade dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras durante a data.
FOLHA DE SÃO PAULO