Como resolver a crise das plataformas?


Como resolver a crise das plataformas?

 O problema agora não é o excesso de inovação, mas justamente a falta dela.

 O problema da gestão de conteúdo nas plataformas digitais tem mais nuances do que se imagina. Uma das razões para a crise atual —simbolizada pelo banimento do perfil de Donald Trump — não é o excesso de inovação, mas justamente a falta dela. 

As empresas de tecnologia estagnaram quanto a sua capacidade de reinventar suas plataformas.

A última grande inovação ocorreu há mais de 10 anos e tem duas dimensões. 

O uso de algoritmos para decidir qual conteúdo deve ser mostrado —simbolizado pela invenção do “newsfeed” personalizado. 

E o monitoramento constante de dados dos indivíduos, mapeando como ele responde a cada estímulo, o que permite “personalizar” o que vai ser mostrado a seguir.

Depois dessa grande mudança, outras inovações foram apenas incrementais, como a substituição de algoritmos mais simples por inteligência artificial

No entanto, os fundamentos de como os conteúdos são organizados e mostrados continuam os mesmos, especialmente porque as plataformas ficaram confortáveis com o sucesso econômico que esse modelo trouxe.

Antes do uso de algoritmos, os conteúdos eram organizados pelos próprios indivíduos e comunidades. 

O símbolo desse momento tecnológico dos anos 2000 era o protocolo RSS (Really Simple Syndication), por meio do qual os próprios usuários “assinavam” o que queriam acompanhar.

No entanto, com o avanço do extremismo impulsionado por algoritmos —além de outras disfuncionalidades — precisamos perguntar: o que fazer?

Um dos caminhos é inovar mais. Retomar a inovação para reconstruir o peso dos indivíduos e das comunidades na seleção dos conteúdos nas plataformas. 

Não de forma simplória como no antigo RSS, mas usando o arsenal de tecnologias atuais para criar mecanismos de decisão coletiva e participação responsável.

Vou listar algumas possibilidades:

  1. adotar modelos de tomada de decisão coletiva de última geração, como o chamado “voto quadrático”, substituindo a decisão automatizada dos algoritmos por participação organizada de indivíduos e comunidades;
  2. resolver o problema da identidade na internet, permitindo definir cada indivíduo online por meio de modelos que protegem a privacidade (como as identidades autossoberanas), eliminando assim o peso irresponsável de robôs e perfis falsos;
  3. privilegiar as decisões conscientes de cada indivíduo, e não suas reações inconscientes, aferidas por meio de análise de dados, para organizar conteúdo. Continuar a privilegiar reações subconscientes aferidas por meio de análise de dados, como ocorre hoje, é receita para o caos;
  4. implementar modelos de resolução de disputa baseados em constituintes interessados (“stakeholders”), usando para isso blockchain, a exemplo de plataformas como o Kleros.io.
  5. Esses são apenas alguns exemplos de inovações possíveis que as plataformas poderiam reiniciar. Se a web surgiu com pessoas e comunidades e depois sofreu uma gigantesca virada algorítmica, é hora de usar a tecnologia para reequilibrar a balança: usar todo o arsenal de tecnologias de participação existentes para trazer de volta o peso dos indivíduos e das comunidades.
  6. Em outras palavras, trazer de volta a “wisdom of the crowds” (sabedoria das multidões). Porque a sabedoria dos algoritmos não deu certo.

Ronaldo Lemos - advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Fonte: coluna jornal FSP

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