A linguagem corporal ou
expressões faciais são as formas de comunicação mais antigas e naturais dos
seres humanos. É por isso que as pessoas que nascem cegas são capazes de
reproduzir as mesmas expressões corporais que as que enxergam. Elas vêm
pré-programadas nos nossos cérebros.
Eu
sempre fui fascinado pela linguagem corporal e como ela nos ajuda a atingir
nossos objetivos na vida. A melhor descrição do poder da linguagem corporal foi
dada pela frase de Amy Cuddy: "Nossas mensagens não verbais definem o que
as outras pessoas vão achar de nós".
Se você é um pouco como eu,
então você possui uma obsessão saudável pela linguagem corporal. Recentemente,
alguns estudos em Harvard, Princeton e outras universidades prestigiadas
ofereceram um panorama novo sobre a linguagem corporal e como usá-la no trabalho.
Então,
embora a linguagem corporal seja importante para transmitir a mensagem correta,
essa comunicação pode ser determinada pelo que as outras pessoas nos fazem
sentir. Aqui um pequeno "insight" dos últimos estudos e de como
podemos usar essa linguagem a nosso favor no dia a dia.
Seu corpo expressa
emoções melhor que o seu rosto
Nós
crescemos aprendendo sobre como lidar com as expressões faciais dos outros.
Ainda assim, essa pode não ser a melhor maneira de julgar as emoções alheias.
Pesquisadores de Princeton realizaram um experimento simples. Eles pediram a
alguns voluntários que julgassem, a partir de uma foto, se as pessoas estavam
felizes, tristes, se sentindo vencedoras ou perdedoras. Alguns receberam fotos
com expressões faciais e outros corporais, um terceiro grupo recebeu ambas.
Tente você mesmo com a imagem abaixo. Defina se os jogadores de tênis venceram
ou perderam as partidas:
E os resultados não podiam ser
mais surpreendentes:
Nos
quatro experimentos, participantes adivinharam a emoção expressa na imagem
baseados mais na linguagem corporal (sozinha ou combinada com expressões
faciais) do que no contexto do rosto sozinho.
Emoções
positivas e negativas, quando são extremas, se tornam bastante difíceis de
serem diferenciadas, explica o responsável pelo estudo, Todorov.
Agora,
fica ainda mais interessante. A linguagem corporal não é algo que nós temos que
aprender. A maioria das nossas expressões emocionais vem definida no nosso
sistema. Por exemplo, cientistas da British Columbia observaram os atletas
congenitamente cegos nas Paralimpíadas.
Neste
exemplo, o atleta da esquerda enxerga, enquanto o da direita é cego. Após a
vitória, ambos apresentam a mesma linguagem para vitória:
Então, se a linguagem corporal
é tão antiga, natural e poderosa para expressar nossas emoções verdadeiras,
como podemos usá-la no dia a dia para conseguirmos o que queremos?
Amy
Cuddy, de Harvard, apresenta as respostas.
A
linguagem corporal muda quem você é - literalmente
Em um
dos meus Ted Talks preferidos (ver vídeo abaixo), Amy Cuddy explica alguns detalhes
peculiares da nossa lingaugem corporal. Cuddy focou bastante no mundo dos
negócios, em como a linguagem pode nos ajudar aqui e as possibilidades que
parecem não ter limites.
Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem
você é
https://www.youtube.com/watch?v=Ks-_Mh1QhMc
Cuddy distingue dois tipos de
posturas corporais: as poses “poderosas” e as “sem poder”. Aqui, o exemplo de
uma pose poderosa (até demais!):
Aqui está o exemplo de uma “sem
poder”:
Agora a pesquisa de Cuddy nos
revela vários fatores interessantes. O primeiro é que expressar poses poderosas
nos ajudam a conseguir melhores empregos, fazem nos sentir melhores e, no fim,
mais bem-sucedidos.
E ainda
vai muito além de cruzar as pernas ou braços. Cuddy explica que dentro do nosso
corpo existem verdadeiras transformações acontecendo, enquanto nossa linguagem
corporal muda. Isso tem bastante a ver com hormônios. Os dois hormônios em
questão são:
1.
Testosterona: O hormônio do "poder", que entre outros fatores ajuda a
melhorar nossa liderança, foco e atenção.
2.
Cortisol: O hormônio que nos faz menos resistentes ao estresse, oprimidos e
impotentes.
Aqui
está o experimento de Cuddy
Eles
juntaram várias pessoas em uma sala. Por dois minutos, fizeram poses poderosas
e outras “sem poder”. Então, eles iam para uma entrevista de emprego. Os
resultados foram maravilhosos.
Recrutadores
neutros, que não sabiam quem havia feito cada pose, escolheram aqueles que
tinham feito as poses das pessoas que eles gostariam de contratar. Além disso,
os níveis de hormônios das pessoas mudaram drasticamente. Aqui está o aumento
da testosterona e a queda do cortisol, após a mudança de postura (por apenas
dois minutos!):
Aqui estão os níveis de
hormônios após a postura impotente, com uma queda considerável de testosterona
e o aumento do cortisol:
De acordo com Cuddy, esses sçai
achados que mostram que mudar nossa linguagem corporal não muda apenas nossos
resultados. Muda o que somos. Então, em vez de “fingir até conseguir”, seu
conselho é: “finja até você se tornar isto”.
Você
pode fingir até conseguir? Sim, aqui estão cinco posturas para trabalhar hoje e
responder a pergunta “Como posso trabalhar minha linguagem corporal?”
1 - Observe a posição
do seu pé
Carol
Kinsey Goman pesquisou a importância da linguagem corporal no ambiente de
trabalho durante anos. Uma das suas melhores dicas é “observe seu pé”. Nós
estamos sempre prestando atenção nas nossas expressões faciais. Ainda assim,
nosso pé revela mais emoções do que nós pensamos.
“Quando
você aborda duas pessoas conversando, você será recebido de duas maneiras. Se o
pé de seu colega continuar no lugar e eles girarem os torsos superiores em sua
direção, eles não querem que você participe. Mas se os pés estiverem abertos
para lhe incluir, saiba que está convidado para participar”, afirma
Carol.
Outro
exemplo tirado do livro de Goman, explica como saber que a conversa acabou.
Sempre que você estiver conversando com alguém cujo rosto parece prestar
atenção, o corpo está virado para você, mas as pernas e pés estão virados para
a porta - entenda que o papo acabou. Os pés estão comunicando que a pessoa quer
ir embora. As posições dos pés são reveladoras mesmo que as pernas estejam
cruzadas.
Eu
comecei um experimento aqui no escritório do Buffer. Sempre que falo com
alguém, eu faço questão de prestar total atenção - da cabeça aos pés. Até
agora, tem sido ótimo.
2 - Sorria. Isso fará
você mais feliz
Nós
sorrimos por que estamos felizes. Mas funciona da maneira inversa?
Pesquisadores da Universidade de Cardiff acreditam que sim. Pessoas que
sorriem, mesmo que não estejam felizes, podem se sentir melhor, afirma Michael
Lewis, co-autor do estudo. “A nossa forma de sentir as emoções não estão
restritas ao nosso cérebro - existem partes do nosso corpo que ajudam a
reforçar o que estamos sentindo”, diz.
Claro,
a capacidade de sorrir é uma outra história. Por ora, tente sorrir no banheiro
ou em um lugar calmo, antes de uma conversa difícil, entrevista de emprego. Vai
ajudar você a ser mais bem-sucedido.
3 - Pratique as “poses
poderosas” de Amy Cuddy antes de reuniões importantes
Amy
Cuddy sugere três diferentes poses para praticar por dois ou três minutos antes
de uma conversa importante.Tente fazer isso em um lugar calmo e veja se elas
trazem os mesmos resultados para você.
4 - Realinhe seu corpo
para manter harmonia com o seu colega durante a conversa
Goman
sugere que você tente se alinhar de forma harmônica com o seu colega durante a
conversa. Assim, você poderá resolver as tensões durante a conversa e criar
soluções mais rapidamente. “Se você está fisicamente alinhado com essa pessoa
(sentado ou em pé, ombro a ombro, encarando a mesma direção), você vai resolver
a situação. É difícil construir um relacionamento no começo, mas prestar
atenção no alinhamento faz uma grande diferença. Tente”, ressalta.
5 - Baixe sua voz com
uma respiração profunda
Embora
não seja exatamente uma dica para linguagem corporal, essa é uma das minhas
preferidas. Homens e mulheres com vozes profundas são melhores candidatos a
cargos de liderança e geralmente são percebidas como grande autoridades.
Para
baixar sua voz, especialmente antes de uma entrevista, tente dar um respiro profundo.
Vai relaxar a área da sua gargante, o que geralmente contrai e aumenta o tom da
sua voz.
Fonte: http://www.administradores.com.br/