O imenso impacto da Covid-19 nos sistemas educacionais
do mundo é diferente de tudo o que já testemunhamos na era pós-guerra. Mais de
1,6 bilhão de estudantes foram afetados, representando mais de 91% de todos os
alunos do mundo. Como já era previsto, a demanda por aprendizado on-line
disparou. Nos últimos 30 dias, houve 10,3 milhões de matrículas em cursos da
Coursera, um aumento de 644% em relação ao mesmo período do ano passado.
Incapazes de oferecer ensino presencial, as
universidades se esforçaram para permitir a continuidade acadêmica por meio de
“ensino remoto de emergência”. Atualmente, essas mesmas instituições se
concentram (e com razão) em garantir aos alunos a continuidade acadêmica e, em
muitos casos, isso significa incorporar aos seus próprios currículos materiais
on-line existentes de outras instituições renomadas e confiáveis. As faculdades
podem consultar um vasto conjunto de recursos de ensino remoto disponibilizados
pelas principais universidades no Creative Commons, por exemplo. Ou vejamos o
caso da Duke Kunshan University na China, uma parceria entre a Duke University
e a Wuhan University: ao lidar precocemente com a crise da Covid-19, a
instituição passou a oferecer ensino remoto utilizando o Coursera for Campus.
Essas medidas, embora eficazes, são paliativos.
À medida que a intensidade da emergência diminui, mas
ainda não voltamos ao nosso normal, as instituições de ensino superior se veem
forçadas a fazer mais. Há grandes chances de que o aprendizado virtual — de
alguma forma — precise fazer parte da educação no futuro próximo. Instituições
de ensino superior precisam de um plano de resposta que vá além das ações
imediatas. Elas precisam se preparar para um período intermediário de transição
e começar a se estruturar para sobreviver no futuro.
Construindo ecossistemas maduros de aprendizado digital
A evolução no ecossistema do ensino superior ocorre por
meio de “equilíbrio pontuado”: longos períodos de mudança relativamente lenta
intercalados com momentos ocasionais de rápida adaptação. A pandemia atual é um
momento de pontuação. Os educadores, diante de uma urgência sem precedentes,
estão trabalhando arduamente para restabelecer o ensino e a aprendizagem
utilizando tecnologia, inovação e colaboração.
As universidades querem — e precisam — fornecer seu
próprio conteúdo on-line criado por seus próprios professores. Mas muitos deles
nunca criaram ou ministraram um curso on-line. As universidades precisam
trabalhar com o corpo docente para tomar decisões rápidas: quais disciplinas
devem ser reorganizadas para uso on-line e qual conteúdo pode ser transferido diretamente
sem que haja perda significativa da experiência? Os professores precisarão
repensar os seminários, aprimorando a maneira como lecionam on-line. Por
exemplo, uma aula expositiva de duas horas pode, na verdade, consistir em
diversas atividades em vez de um vídeo rígido e contínuo. Por fim, à medida que
as universidades começam a fazer a transição para uma infraestrutura digital
mais robusta durante esse período – a virtualização, – os projetos guiados e a
gamificação permitirão soluções de aprendizado on-line que vão além da
videoconferência. Conforme as universidades desenvolvem suas próprias
competências digitais, o que começou como um plano para uma crise de curto
prazo pode muito bem se tornar uma transformação digital duradoura do ensino
superior.
As universidades estão em diferentes estágios da
transformação digital. O que separa os novatos no mundo digital das
instituições já avançadas nesse segmento? E que medidas os líderes educacionais
precisam tomar para que sua organização avance? Desenvolvemos a estrutura que
se segue, para ajudar as universidades a identificar onde o aprendizado digital
se encaixa em seu ecossistema educacional e, com esse conhecimento, transformar
seu ensino e aprendizado em resposta à Covid-19. O guia se baseia em nossas
experiências coletivas que lideram a estratégia digital na University of
Michigan, Imperial College London, Duke University e Coursera.
Novos no mundo digital
As instituições que não possuem os pré-requisitos necessários para o
aprendizado on-line e o ensino remoto enfrentam um desafio intimidador. Essas
instituições caracterizam-se por ter menos de 3% de seus cursos disponíveis
on-line, nenhuma experiência no ensino on-line e não ter alocado nenhuma equipe
ou orçamento para explorar ou expandir conteúdos on-line. Mas não se trata
apenas dos professores e da administração. Nessas instituições, estudantes e
professores têm acesso limitado ou nenhum acesso a software (ferramentas
de colaboração, videoconferência) e hardware (laptops,
câmeras). Eles possuem pouca ou nenhuma conexão com a Internet. Podem até
contar com a conexão móvel e WiFi, mas precisam lidar com o alto custo de
dados.
O estado atual das opções de tecnologia e plataforma
facilita a rápida ação das universidades nessa posição. Se a crise do coronavírus
tivesse ocorrido há dez anos atrás, ela teria mutilado essas instituições.
Agora, temos amplo acesso em banda larga, ferramentas de comunicação
confiáveis, soluções de videoconferência que são fáceis de usar e
disponibilidade generalizada de smartphones. As instituições podem
obter licenças de forma fácil e econômica para os alunos, e os professores
podem iniciar interações on-line imediatamente. Manter o corpo docente e os
alunos à vontade com o meio é o primeiro passo — se possível, procure ajuda de
instituições do mesmo ramo, consultores e empresas para treinar os envolvidos
sobre o que significa lecionar em um ambiente on-line de forma efetiva.
Adeptos em ascensão
São universidades que já testaram o aprendizado on-line e obtiveram sucesso,
com os devidos recursos financeiros para tal. Já possuem ferramentas básicas de
comunicação e colaboração, com alguns departamentos oferecendo cursos on-line.
Professores e instrutores já conhecem os benefícios e aceitam completamente o
meio. Agora, essas instituições precisam acelerar sua jornada de transformação
digital com intenção institucional e uma força-tarefa dedicada à formulação de
uma estratégia on-line.
Elas devem aproveitar os primeiros adeptos — em cada
departamento, no corpo docente e entre os funcionários — para que atuem como
mentores e principais arquitetos de sua estratégia. Isso significa capacitá-los
com autoridade, recursos e liberdade para tomar decisões que envolvem adotar
soluções prontas para uso. Elas também precisarão acelerar a produção de cursos
on-line e, onde quer que seja necessário, suplementar com conteúdo aberto e
amplamente disponível de outras instituições. Essas instituições podem reduzir
a necessidade de recursos humanos ao empregarem soluções de aprendizado por
máquina, como CourseMatch para mapear os cursos mais relevantes para o
currículo. As universidades podem começar a explorar laboratórios virtuais e
itinerantes para disciplinas que exigem solução prática de problemas, dada a
incerteza quanto ao acesso a laboratórios físicos nos próximos meses. Por fim,
precisarão atualizar rapidamente a infraestrutura de software e hardware para
aprendizado dentro e fora do campus, incluindo planos alternativos
para estudantes que não possuem uma conexão confiável.
Instituições avançadas
As instituições avançadas são as que possuem infraestrutura técnica robusta,
extenso catálogo de conteúdo digital e um corpo docente especializado em ensino
on-line. Elas geralmente têm centros exclusivos de inovação acadêmica (como este
na University of Michigan), impulsionando sua estratégia digital. O que essas
instituições estão fazendo no momento é ampliar a infraestrutura para todos os
programas e utilizar materiais de cursos on-line, como livros didáticos
digitais desenvolvidos por seus próprios instrutores ou pela integração de
cursos produzidos por outras instituições.
Desta forma, as instituições avançadas devem acelerar as
inovações pedagógicas para atender comunidades on-line diversas, com diferentes
contextos socioeconômicos e aumentar o compromisso em criar um ambiente
inclusivo para o aprendizado, promovendo discussões em grupo, painéis de
discussão ao vivo e apresentações de alunos. Fora da sala de aula virtual, o
engajamento da comunidade pode ser fortalecido por meio de anotações coletivas,
grupos de estudo, café e happy hours virtuais e eventos de
transmissão ao vivo. Instituições avançadas estão mais bem posicionadas para
explorar tecnologias imersivas, como Realidade Aumentada (RA) e Realidade
Virtual (RV), em áreas como medicina e engenharia, como está fazendo a Imperial
College London. Essas universidades têm condições de fornecer as principais
contribuições ao ecossistema global de ensino superior, com seus conhecimentos
e conteúdo.
Transformação digital agora significa mitigação de
riscos
Anteriormente, quando as instituições de ensino superior
pensavam em transformação digital, o objetivo era obter mais acesso, alcance
global, instrução personalizada e melhorias rápidas nas práticas pedagógicas.
Agora, à medida que as instituições contemplam a possibilidade de os estudantes
não poderem adentrar o campus da forma tradicional por longos
períodos de tempo, a mitigação de riscos se torna um fator igualmente
importante da transformação digital e permitirá que as universidades continuem
a matricular — e atender — alunos. As universidades que desenvolvem recursos
digitais terão a resiliência necessária para enfrentar qualquer crise, seja um
surto prolongado de Covid-19 ou uma calamidade futura.
Autores:
James DeVaney é vice-reitor associado de inovação
acadêmica da University of Michigan e diretor-executivo fundador do Center for
Academic Innovation
Gideon Shimshon é diretor de aprendizado e inovação
digital da Imperial College London.
Matthew Rascoff é vice-reitor associado de educação e
inovação digital da Duke University.
Jeff Maggioncalda é CEO da
Coursera.
Fonte: Newsletter Harvard Business
Review Brasil