GRANABOOK: da teoria à pratica


Na boa, porque falar de grana tão cedo?

Uma coisa ninguém pode negar... Há duas características muito comuns a todos os universitários: ter pouco ou nenhum dinheiro guardado e ganhar bem menos dinheiro do que gostaria – isto é, quando há algum tipo de ganho. Na prática,ser jovem é ser duro e sonhar alto com o dia em ganhará mais dinheiro na vida.

Porém, essa frustração parece ignorar que o aperto vem de escolhas que ela fez, como morar sozinha, ter uma gata e consumir em lojas.

Por mais apertado que seja o orçamento, perceba que ele não é uma imposição da vida, mas, sim, fruto de suas escolhas. Para muitos universitários, o dinheiro que passa pelas suas mãos mal dá para o básico. É o que fica claro pelas respostas que tive após publicar a seguinte pergunta na fan page do Itaú Universitários:

Enquanto a maioria afirma que o dinheiro vem do trabalho ou de algum tipo de bolsade estágio ou pesquisa, como é o caso da Luna Melo, da Vanessa Barcelos e da Bruna Assolini, muitos declaram que toda ou parte da grana que usam é proveniente dos pais – como dito pela Carol Bilhar e pela Marianna Rocha. É interessante notar que muitos, como o Cassiano dos Santos, fazem questão de salientar que poupam, mas a maior parte das respostas nos diz que os jovens têm escolhas limitadas. Ainda assim, eles não abrem mão de fazer o que gostam:

"O dinheiro vem do meu salário e já tem destino fixo: faculdade e cartão de crédito. =)"

Outras dezenas de respostas referem-se a contas apertadas e poucas opções de consumo, mas, geralmente, incluem alguns gastos com lazer, balada, cuidados pessoais, animais de estimação e viagens, entre outros.

A galera sente que gasta tudo o que tem, gostaria de ter bem mais para gastar, mas não esconde que procura ser feliz ao gastar parte de seu dinheiro. Isso é bom. No entanto, essa felicidade esconde uma grande encrenca em que vocês podem estar se metendo. A maioria dos jovens reconhece que está com problemas financeiros. Isso fica claro na enquete sobre a relação que cada um tem com o dinheiro, que foi respondida por 2.873 participantes:










Se por um lado a grana é pouca, não se esqueça de que, por ser jovem, você conta com duas grandes vantagens. Em primeiro lugar, a grana apertada obriga você e toda a sua galera a usar a cabeça para gastar menos. Criatividade é com você mesmo, né? Em segundo lugar, você tem muito tempo pela frente para colher resultados de seus planos. Se escolher viver bem, não precisará ter pressa para se aposentar.

Esse raciocínio vai guiar boa parte das dicas que daremos aqui no Granabook. 

Nossa intenção não é a de impor cortes de gastos extremos e poupança radical, mas, sim, fazer com que momentos que valem cada centavo aconteçam mais vezes em sua vida.

Ø  Para isso, vamos explorar as vantagens com as quais você pode contar:

Ter tempo para realizar seus planos.

Ter uma vida em constante mudança, o que facilita mudar também as escolhas financeiras.

Ter amigos tão duros quanto você, o que facilita conversar sobre o assunto e unir forças.

Não ter cometido erros financeiros de valor muito alto (errar com muito dinheiro é pior do que errar com pouco).

Ter milhões de sonhos e muita vontade e criatividade para realizá-los.

Obviamente, não poderemos ignorar os riscos a que todo jovem está exposto. Construiremos a nossa estratégia levando em consideração que:

Estudos custam caro e nos diferenciam; por isso, devem ser priorizados.

O tempo para cuidar dos investimentos é limitado.

Pais não querem que os filhos vivam às suas custas para sempre.

Mudanças na carreira significam riscos de frustração.

O melhor da vida são as recompensas que colhemos dela, como um consumo que nos dá prazer por isso, não queremos perdê-las.

A falta de dinheiro faz a gente perder o foco de outras coisas na vida, e isso pode nos prejudicar.

Um bom planejamento financeiro não deverá tirar aquilo que você já tem de bom na vida. Ele vai preservar as suas melhores escolhas e somar a elas a segurança de que nunca faltem em sua vida. Buscamos, aqui, dar um destino inteligente a sua grana, para que ela nunca lhe falte e você consiga realizar mais sonhos na vida. Como afirmou a Pretinha Campos: "Dinheiro não é amigo nem inimigo. O que fará com que eu conviva bem com ele será a forma que eu usar para trabalhar com ele." 

Então, prepare-se para mudar a forma de cuidar de seu dinheiro.

Essa mudança será a chave para você ter um consumo mais rico do que já tem hoje.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br