As quedas fatais dos idosos


Melhor abrigo para os idosos na pandemia, a própria casa pode também ser local onde sofrem perigosos tombos.

O melhor abrigo para os idosos nestes tempos de pandemia, a sua própria residência, é também o local onde eles sofrem perigosas quedas segundo vários estudos.

A Organização Mundial da Saúde assinala que as quedas são a segunda causa internacional de morte por lesões acidentais.

Cerca de 646 mil pessoas, em todo o mundo, morrem a cada ano em consequência de quedas. Idosos acima dos 65 anos são os que sofrem o maior número de quedas fatais.

Pesquisa nacional de saúde mostrou, há alguns anos, a prevalência por quedas de 7,8% na população brasileira, com ligeiras variações segundo a região.


Cerca de 646 mil pessoas no mundo morrem por ano em quedas.

Adriano Drummond e colaboradores referem, na Revista Brasileira de Epidemiologia, que essas quedas são consideradas importante problema de saúde pública

Cerca de 12% dos idosos fraturam algum osso ao cair e o episódio pode criar o medo de novamente estatelar-se no chão.

A melhor forma para prevenir essas perigosas quedas é criar a consciência de risco educando indivíduos e comunidades, recomendam os especialistas.

Igualmente sugerem identificar e modificar eventuais riscos. A recomendação é a revisão periódica de medicamentos que os idosos consomem, com cuidados especiais para evitar a polifarmácia, quando esses pacientes chegam a usar, às vezes, mais de dez remédios diferentes.

Por isso, a necessidade de efetuar controle frequente da pressão nos idosos hipertensos, principalmente quando ela estiver baixa. Também procurar consulta oftalmológica para eventual correção de deficiência visual e procurar realizar exercícios físicos sob supervisão de fisioterapeuta para fortalecer músculos.

Julio Abramczyk - médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br