POR QUE MEU DINHEIRO RENDEU MENOS QUE A CADERNETA DE POUPANÇA EM 2013?"


Talvez este seja o tipo de questionamento mais ouvido pelos gestores de recursos no início deste ano. De fato, em 2013, a melhor rentabilidade foi para o dólar e em segundo lugar a antiga caderneta de poupança. Em período de crise os investimentos mais conservadores tendem a ter melhor performance. Entretanto, o resultado de um ano é um período curto para se concluir se uma gestão é eficiente ou não.

Os recursos com fins previdenciários são acumulados durante o período de atividade do trabalhador, aproximadamente 30 anos, para serem utilizados durante a aposentadoria, aproximadamente 25 anos, somando-se 55 anos. Sendo assim,a estratégia para gestão destes recursos busca retorno diferenciado no longo prazo.

O gráfico abaixo representa o resultado dos perfis de investimentos nos últimos cinco anos:



Mesmo com o resultado abaixo do esperado em 2013, quando observamos a rentabilidade acumulada dos últimos cinco anos, percebemos que o perfil renda fixa obteve 73,6%, bem acima do acima do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) com 57,7% e da caderneta de poupança com 39,0%.


Se ampliarmos o prazo de análise de 2005 até 2013 (em 2005 começou o Plano CD), são nove anos, temos o seguinte resultado:



Nos dois períodos analisados, nenhum perfil de investimento teve sua rentabilidade abaixo dos quatro principais indicadores (CDI, Poupança, INPC e IBOV).

Temos um grande desafio para 2014, ano com muitos eventos, inclusive eleições presidenciais.

Porém acreditamos que as reformas necessárias para a retomada do crescimento da economia brasileira serão feitas, basta se definir a sucessão política, trazendo de volta a estabilidade do cenário econômico. Mas, estaremos atentos ao desenrolar dos fatos.

Chamamos a atenção ao fato de que o ciclo de vida é o fator mais importante na decisão de escolha do perfil de investimento. Prevalece a indicação de que quanto mais jovem, maior a propensão a correr

Risco e quanto mais próximo da aposentadoria menor esta propensão.

A PREVIG reafirma seu compromisso de qualidade e transparência de seus serviços, e não medirá esforços para que a relação com os Participantes e o desempenho de seus investimentos seja ainda melhor Em 2014.

Fonte: PREVIG - Sociedade de Previdência Complementar

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br