Os
criadores do Círculo da Matemática e professores da Universidade de Harvard,
Bob e Ellen Kaplan
Professores da Universidade de Harvard e criadores do Círculo da
Matemática, abordagem que incentiva o aprendizado lúdico e interativo com as
crianças, Bob e Ellen Kaplan defendem aulas mais desafiadoras e envolventes. Em
entrevista ao Estado, o casal
diz que o segredo é mostrar aos alunos que não existe só uma resposta certa,
mas várias. "A Matemática é um mundo maravilhoso a ser explorado",
afirma Bob.
Por
que é tão difícil ensinar Matemática?
BOB: Não é só uma ciência, é
uma arte, que tem sua própria personalidade. É um prazer, um divertimento. A
Matemática é nossa maneira de falar com o mundo, falar sobre o mundo e falar
para o mundo, ou seja, uma linguagem. O que acontece é que a Matemática é
ensinada por pessoas, geralmente, com muito medo da disciplina. O que eles
ensinam bem é o próprio medo. Eles pensam que só existe uma resposta certa. Nos
últimos três mil anos, o que descobrimos é que não sabemos nada. Esse é o nosso
diálogo. Falar com pessoas mais novas e menores, que se tornam nossos colegas na
exploração desse mundo maravilhoso. Matemática deve ser bonita, e não chata.
Quais
são os principais erros que os professores cometem em sala de aula?
ELLEN: Um dos erros mais comuns
é a expressão nos rostos dos professores. Eles parecem assustados. Quando
aparentam estar apavorados, estudantes sabem que estão com problemas. Assim, as
crianças não prestam atenção na conversa. Apenas pensam que estão em um terreno
perigoso, em que é melhor ficar quieto. Em um bom diálogo, deve ter aqueles que
comentam, aqueles que discordam. Nas classes de Matemática, é comum que o
professor faça a pergunta e todos fiquem olhando para o chão, sem querer
responder.
BOB: Muitos dos professores
fazem os alunos memorizarem. Se eles não entenderem, não adianta decorar. E,
para ser um bom professor, você precisa de duas coisas. Uma delas, claro, é
saber Matemática. Mas também deve se lembrar de como é ser uma criança. Eles
têm, por exemplo, um tipo diferente de concentração.
Por
que é importante focar nos alunos bem novos para ensinar Matemática?
BOB: Quanto mais novos, melhor.
Assim, cria-se o prazer da invenção. Nessa fase, a criança desenvolve a
autoconfiança. É possível mostrar que não faz mal cometer erros.
ELLEN: Nessa época, eles também
vão perceber que a Matemática é um jogo. A Geometria, por exemplo, é meu
preferido: descobrir omo as formas se encaixam.
Hoje,
a tecnologia chega às crianças cada vez mais cedo. Ela é útil para aprender
Matemática?
BOB: É interessante lidar com
dados, usar a tecnologia. Mas a melhor forma de aprender Matemática não é com
as calculadoras, mas no diálogo com os próprios amigos.Você deve estar apto
para olhar alguém, discutir suas ideias e dizer por que não concorda com
elas.
Fonte: http://educacao.estadao.com.br
Dica: Eliane Miraglia