A saúde mental na pandemia


Isolamento social tem a tendência de provocar reações como ansiedade, estresse e irritabilidade.

Os problemas emocionais na população decorrentes da pandemia pela Covid-19 têm chamado a atenção de especialistas em saúde mental.

A principal medida das autoridades sanitárias para a prevenção da disseminação do novo coronavírus tem sido o isolamento social, divulgação da importância para lavar as mãos com água e sabão com frequência e o uso obrigatório da máscara facial.

Entretanto, como destacam os médicos Antonio de P. Serafim e colaboradores do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP na Revista Brasileira de Psiquiatria, o isolamento social tem a tendência de provocar, entre outras, reações como ansiedade, estresse e irritabilidade. E, também, de medo, que podem criar pensamentos confusos e dificuldade para decisões coerentes.

Por isso, os médicos sugerem programas de atenção à saúde mental, inclusive on line, para a população falar abertamente sobre suas preocupações ou medos, reais ou imaginários.

Igualmente na revista The Lancet Psychiatry, a professora Emily A. Holmes, do Instituto Karolinska, Suécia, e um grupo de professores de psiquiatria das principais universidades europeias destacam a necessidade de ação na área da saúde mental para a população na atual pandemia.

Assinalam a repercussão socioeconômica negativa decorrente das políticas de controle da virose, que terá sérios efeitos na saúde mental pelo aumento do desemprego, da insegurança financeira e da pobreza.

O trabalho em casa, a perda do emprego e o distanciamento social e físico interrompem muitas oportunidades para a saúde física e psicológica. Para esses problemas, intervenções digitais são eficazes, segundo os autores.

Eles também lembram que as pessoas procuram informações confiáveis e positivas na mídia tradicional e que a mídia social tem o risco de ser fonte de desinformação.

 

Julio Abramczyk -médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Fonte: coluna jornal FSP


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br