Confira sempre o extrato do cartão de crédito


Nunca usamos tanto o cartão de crédito quanto agora.

 

Nunca usamos tanto o cartão de crédito quanto agora, pois pagar em dinheiro implica, além de ir ao banco e correr o risco de contágio pelo coronavírus, manusear cédulas. Como estamos concentrando os pagamentos com dinheiro de plástico, em situações nas quais queremos concluir rapidamente a transação, é fundamental ficar muito mais atentos aos extratos do cartão.

Já houve golpes relatados aqui, sob a alegação de que faltaria pagar alguma taxa referente à entrega da comida ou das compras.

Mas podem ocorrer erros, mesmo, nos lançamentos do mês. E há reclamações de usuários sobre cobranças de pequenos valores de transações não realizadas.

Por que alguém daria um golpe de poucos reais, se houvesse clonado um cartão? É difícil saber. Poderia ser um teste, para ver se a malvadeza deu resultado.

O que podemos fazer para evitar este tipo de crime? Primeiramente, olhar bem o valor que consta do visor da maquininha, antes de digitar a senha. Está correto? Se tiver dúvida, confira o recibo. E faça o entregador corrigir o valor, caso não bata com o que foi adquirido.

Se desconfiar de qualquer coisa na hora de pagar, entre em contato com a administradora de cartões de crédito. Relate o que ocorreu. Se for feito algum lançamento indevido, troque a senha.

Neste período de isolamento ainda essencial, haverá um incômodo, pelo menos: pelo home banking, somente conseguirá cadastrar uma senha provisória. Para confirmá-la, terá de ir ao terminal de autoatendimento bancário. Nesse caso, deixe esta providência para após o fechamento da agência, use máscara e muito álcool em gel.

Quando o pagamento ocorrer no próprio aplicativo de entrega de lanches e refeições, você não deverá aceitar nenhuma cobrança extra, presencial. Até a gorjeta será paga pelo app, depois da entrega.

Há lojas e mercados que informam os dados bancários, e que aceitam o pagamento por depósito em conta-corrente.

Outra opção seria fazer um cartão virtual, exclusivo para transações pela Internet. É mais seguro, porque o número gerado vale somente para uma compra. Informe-se no site do seu banco.

Mas vale reforçar: leia atentamente o extrato e verifique cada transação. Dessa forma, perceberá mais rapidamente qualquer movimento suspeito. Mesmo durante a pandemia, os amigos do alheio continuam bem ativos.​

Maria Inês Dolci - advogada especialista em direitos do consumidor, foi coordenadora da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

Fonte: coluna jornal FSP

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br