A tuberculose em tempos de Covid-19


A tuberculose em tempos de Covid-19

Doença agrava a condição de sobrevivência nas ruas do Brasil

Aos primeiros minutos da madrugada de segunda-feira (21) começa o inverno deste ano, criando maiores cuidados pela ainda presente pandemia de Covid-19.

Entre as medidas necessárias estão manter o distanciamento social, lavar as mãos e usar máscara facial, mesmo após a aplicação da vacina contra o novo coronavírus.

Lamentavelmente, entretanto, a exemplo dos anos anteriores, parcela marginalizada da população de pessoas em situação de rua, necessitará de maior atenção das autoridades sanitárias.

Essas pessoas representam também um grupo especial para o tratamento da tuberculose por sofrerem de extrema exclusão social, explicam Andresa C. Estrella dos Santos e colaboradores da Universidade Federal de Santa Catarina no Jornal Brasileiro de Pneumologia, órgão oficial da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Acrescentam que a tuberculose ainda é, no século 21, um problema relevante da saúde pública, apesar de ser doença tratável e curável. E ainda está entre importante causa de morte, competindo com a Covid-19 no Brasil.

No grupo humano marginalizado, 39% suspendem o seguimento médico, resultando em 10,5% de mortes, segundo Tarcísio Oliveira Silva e colaboradores referem na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde.

Por esse motivo, acrescentam, a tuberculose permanece como um grave problema de saúde pública, piorando a condição de sobrevivência nas ruas do Brasil.

 

JULIO ABRAMCZYK - médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br