"Com tantas regras a cumprir,
as crianças permanecem infantilizadas"
|
Com tantas regras a cumprir, as crianças permanecem
infantilizadas –não crescem, inclusive, moralmente
O estabelecimento de regras e de rotinas na vida
das crianças é considerado questão fundamental pelos pais. Afinal, as regras
colocam os limites –vamos lembrar que criança precisa de limites!–, e as
rotinas transmitem segurança para que as crianças transitem melhor por seu
tempo, se organizem e se adaptem com mais facilidade para o que está por vir.
Quase todos os pais que se ocupam com a educação
dos filhos já ouviram essas afirmativas, não é verdade? Que tal olharmos para
essas questões de um outro ponto de vista?
Para ajudar, primeiramente convido você a pensar
nas rotinas de seu dia: elas não são massacrantes, como as pessoas costumam
dizer? Quem é que não gostaria de ter menos rotinas a cumprir?
Pois é: se para um adulto as rotinas entediam,
imagine para uma criança, que está descobrindo o mundo, experimentando um pouco
de tudo o que consegue, explorando situações e relacionamentos, e que tem tudo
para aprender. E como ela aprende com essas vivências!
Agora, pense na vida de uma criança que tem o dia
todo apertado entre rotinas: o que lhe resta senão cumpri-las –ou não? Vamos
lembrar que a rotina é monótona e leva rapidamente a respostas que se tornam
mecânicas. Como aprender algo dessa maneira?
Mas sem rotinas o dia-a-dia da criança não ficará
desorganizado? Essa é a questão que muitos pais apresentam. Podemos criar outro
mecanismo para que a vida da criança não se torne chata e, ao mesmo tempo,
fique organizada. Podemos criar alguns –poucos– rituais, principalmente para
facilitar as passagens mais difíceis para algumas crianças. Sair de casa para
ir para a escola e se recolher para ir dormir são alguns exemplos.
Diferentemente da rotina, o ritual é um processo,
um conjunto de procedimentos que não precisam ser repetidos da mesma maneira e
que permite, portanto, algumas mudanças –o que torna mais difícil a monotonia e
abre espaço à criatividade.
Agora, vamos às regras. Como o bordão de que a
criança precisa de limites pegou, muitos pais encheram a vida das crianças de
regras, multiplicaram-nas ao extremo. Alguns programas de tevê, inclusive,
incentivaram a ideia de destacar as regras para a criança e marcar as que ela
cumpriu com estrelas, por exemplo. Só esquecemos de um detalhe: onde há regras,
há transgressão! Com tantas regras a cumprir, as crianças permanecem
infantilizadas –não crescem, inclusive moralmente– e pouco aprendem por causa
do excesso de controle que as regras promovem.
Em vez de regras, os pais podem criar princípios
para os filhos. Vejamos um exemplo: em vez de regras como "não pode bater
no irmão", "não pode pegar coisas dele sem pedir",
"ajudá-lo sempre que ele pedir", que tal criar o princípio do
respeito entre os irmãos? Dessa maneira, ajudamos a criança para que ela, aos
poucos, apreenda o conceito do respeito e se afaste do autocentrismo para
enxergar o outro.
Educar, ou seja, formar os filhos para que se
tornem pessoas de bem, livres para fazer escolhas, e introduzi-los na vida
civilizada, é mais do que estabelecer condicionamentos e controlar. É,
principalmente, criar processos que promovam a passagem progressiva para a
autonomia e ensinar valores virtuosos, que, aliás, estão fazendo muita falta no
mundo atual, não é verdade?
Rosely
Sayão - psicóloga e consultora em educação,
fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato
de educar.
Fonte: coluna jornal FSP