Cientista ensina como ter sucesso no trabalho ao controlar distração digital


Cena do filme "A Rede Social", de David Fincher, que mostra a origem do Facebook

 

Não há dúvidas de que as redes sociais e outras ferramentas [aviso de mensagem no WhatsApp] de comunicação digital facilitem a vida moderna. O problema é que ascensão e a onipresença dessas ferramentas [alerta de marcação em foto no Facebook] transformou em cacos a atenção de trabalhadores.

Quem afirma isso é o americano Cal Newport, cientista que estuda o impacto da tecnologia no trabalho. Seguindo a tendência das chamadas filosofias "deep", de tentar isolar as distrações da vida moderna, ele criou o "deep work" (trabalho profundo, em tradução livre).

Foi a preocupação em conseguir realmente se concentrar nas tarefas de trabalho que levou Newport, professor de ciência da computação na Universidade de Georgetown, a escrever o livro "Deep Work - Rules for focused success in a distracted world" (Trabalho Profundo - Regras para o sucesso concentrado em um mundo distraído), ainda sem lançamento no Brasil.

Newport afirma que as redes sociais e a tendência geral à hiperconectividade estão prejudicando carreiras e impedindo o sucesso e a excelência profissional.

De modo geral, o cientista da computação diz que atividades superficiais na internet, como checar e-mails constantemente ou ver as atualizações na timeline de uma das inúmeras redes sociais existentes, tomam um tempo excessivamente grande em troca de muito pouco.

Segundo Newport, a tentativa de fazer muitas coisas ao mesmo tempo leva a um trabalho com menor valor agregado e facilmente replicável. Ele chama isso de "shallow work" (trabalho superficial).

Do outro lado, o "deep work" seria a realização de atividades profissionais em estado de concentração, o que levaria as capacidades cognitivas ao limite e, consequentemente, produziria conhecimento, valor e resultados dificilmente replicáveis.

Uma das bases do pensamento de Newport é a questão da atenção residual. Segundo ele, conforme alternamos entre atividades, uma parcela de nossa atenção permanece na tarefa original.

A ideia é partilhada por Dora Góes, psicóloga do Programa de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas da USP. "Essa história de cérebro multitarefa não existe. Se estou fazendo várias coisas, haverá foco maior em uma delas e as outras ficarão deficitárias. Mas achamos que damos conta."

O resultado disso, tanto para a psicóloga quanto para Newport, é uma menor capacidade para aprender novas coisas. "Isso interfere na nossa memória a longo prazo, na nossa concentração", afirma Góes. "A mente que está agitada entre um aplicativo e outro é muito diferente de uma que está concentrada lendo um texto mais profundo."

Isso, de acordo com Newport, torna-se quase uma questão de sobrevivência ao se pensar no sucesso profissional –o que fica claro já no título do artigo que escreveu para o jornal "The New York Times": "Abandone as redes sociais, sua carreira pode depender disso".

O cientista diz que, na economia atual, mesmo que ainda existam trabalhos que não necessitem de grandes doses de concentração, a valorização profissional virá para quem pratica o "deep work".

Segundo o autor, as transformações tecnológicas e econômicas atuais premiam aqueles que conseguem aprender rapidamente coisas complicadas (como interpretar grandes bases de dados).

Cal Newport está na casa dos 30, ou seja, é um millennial e, apesar disso, não pode ser encontrado em nenhuma rede social –nem no Linkedin, que conecta profissionais. Outros meios de comunicação mais modernos também não são exatamente bem-vindos na vida dele.

"Eu só fui ter meu primeiro smartphone em 2012, quando minha esposa grávida me deu um ultimato: 'Você tem que ter um telefone que funcione antes do nosso filho nascer''', conta Newport no livro. "Uma vida profunda é uma boa vida" diz.

AS REGRAS DO 'DEEP WORK'

Cientista ensina como ter sucesso no trabalho ao controlar distração digital

Não há dúvidas de que as redes sociais e outras ferramentas [aviso de mensagem no WhatsApp] de comunicação digital facilitem a vida moderna. O problema é que ascensão e a onipresença dessas ferramentas [alerta de marcação em foto no Facebook] transformou em cacos a atenção de trabalhadores.

Adapte alguma das "filosofias"de 'deep work' à sua profissão

Filosofia do Monge
Como o nome dá a entender, a ideia é se isolar ao máximo do contato com a tecnologia, redes sociais, internet e afins para buscar o "deep work" Problema: Poucas pessoas podem se isolar sem sofrer consequências no trabalho

Filosofia Bimodal
Divida o tempo em longos períodos monásticos (como a filosofia anterior prega) e outros períodos livres para fazer qualquer coisa.
Problema: Algumas horas podem não ser suficientes para um "deep work"

Filosofia Seinfeld
O comediante Jerry Seinfeld transformou seu trabalho de escrever piadas em um hábito, e todos os dias tinha um tempo para pensar nelas. O mesmo pode ser feito para outras ações. Marcar grandes X em um calendário pode ajudar. Problema: Ajuda a rotina a funcionar, mas pode não atingir "deep work"

: REGRA 2
Aceite o tédio

Meditação Produtiva
Separe um período para caminhar. Aproveite esse tempo para se concentrar totalmente em algum problema profissional.

Não use a internet para diversão
Programe seus horários livres.

: REGRA 3
"Abandone" as redes sociais

Por que usar uma rede social?
Identifique quais são os benefícios das redes sociais que você usa e se há benefícios. Desse modo é possível ver quais fazem real diferença para você. Não é necessário estar em todas.

Os poucos valiosos
Identifique as duas ou três principais atividades que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais. O resto é minimamente relevante e será desperdício de energia.

30 dias
Experimente deixar as redes sociais por 30 dias. Para alguns, dependendo da sua posição, isso pode até causar alguns problemas. Mas, para a maioria, isso pode mudar a visão sobre as redes.

: REGRA 4
Impeça a superficialidade

Seja difícil
Crie filtros para que as pessoas cheguem até você, e faça com que elas mesmas se "filtrem", como deixando a mensagem "Só mande mensagens em caso de...". Isso pode reduzir o tempo gasto na caixa de entrada do seu e-mail. Em certos casos, até mesmo deixar pessoas sem resposta, em e-mails, por exemplo, pode valer a pena.

Faça planejamento
Planejar cada minuto do seu dia, em blocos de tempo, pode ajudar.

Determine um horário para terminar o dia
Faça o planejamento para ter acabado tudo do trabalho em um determinado horário. Desse modo, fica mais fácil de buscar produtividade para cumprir as ações.

Fonte: DEEP WORK
AUTOR Cal Newport
EDITORA Grand Central Publishing
PREÇO R$ 35,99 (Google Play, em inglês)


Phillippe  Watanabe – jornalista da FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br