Seis lições do caso GameStop para você não cair em cilada


Seis lições do caso GameStop para você não cair em cilada

 Nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados no mercado financeiro foi o caso GameStop. 

O caso ganhou as ruas e foi comparado ao movimento como o ocorrido em 2011, o qual ficou conhecido como Occupy Wall Street (OWS). 

No entanto, ao contrário do OWS, o caso GameStop deixa lições aos investidores.

A situação conhecida como short squeeze ocorrida no caso GameStop não é novidade. Conforme descreve o especialista em avaliação de empresas, casos similares ocorrem desde 1862. No entanto, antes, os responsáveis foram grandes investidores.

A diferença deste é que foi promovido por um movimento conjunto de investidores menores, organizados em mídias sociais.

Já é conhecido o impacto que movimentos coordenados em mídias sociais podem promover. 

Aqui no Brasil vimos a greve dos caminhoneiros que parou o país. 

Internacionalmente, o movimento conhecido como Primavera Árabe derrubou governos e pode ser atribuído à popularização destas mídias.

No mercado financeiro, a consequência mais relevante foi esta, ocorrida nas últimas semanas. 

No entanto, se engana quem pensa que os pequenos investidores ganharam e os grandes perderam. 

De fato, alguns poucos investidores individuais tiveram altos ganhos, mas os maiores beneficiados também foram grandes investidores.

Diversos investidores individuais, seguindo histórias de ganhos rápidos, acabaram com grandes prejuízos. As ações da GameStop despencaram mais de 88% na última semana.

e avaliarmos estes eventos de forma mais abrangente, podemos tirar importantes lições.

Então, o que podemos aprender com esta polêmica?

Abaixo apresento seis reflexões que se pode levantar neste caso.

 Construa e siga seu plano de investimento

Neste caso da GameStop, investidores foram atraídos pela expectativa de ganhos elevados e rápidos. Profissionais de mercado sabem que esse é o caminho certo para perder muito e rápido.

Usualmente, aqueles que caem em armadilhas como esta são os que não possuem um plano e nem perspectiva.

Quem tem um plano sabe exatamente para onde está indo e o caminho que deve o levar até seu objetivo. Para alcançar mais rápido seu objetivo, ter um bom plano de investimento é fundamental!

Já viu algum investidor de sucesso alcançar suas metas e construir um patrimônio sem traçar e seguir uma estratégia? Eu também não!

 Tenha Disciplina

A disciplina vai além de seguir o seu plano de investimento. O hábito da disciplina te protege também das decisões por impulso.

Como lembra Stephen Covey em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, a palavra disciplina vem de discípulo. 

Ou seja, se você tem disciplina, então é discípulo de um objetivo grandioso, de uma meta ambiciosa. Portanto, como bom discípulo, vai destinar seus melhores esforços para perseguir esta meta e não se  desvirtuar com falsas promessas.

 Diversifique

Diversificar os investimentos é uma estratégia que visa a proteger suas aplicações e melhorar a relação entre retorno e risco de sua carteira.

Muitos investidores se enganam, acreditando que basta adicionar mais ativos na carteira para ter um portfólio diversificado. Isso não é verdade. 

Você diversifica quando você adiciona ativos descorrelacionados. Ou seja, ativos que podem ter resultados positivos quando todo o resto vai mal.

 Seja Paciente

Desconfie de quem te apresenta elevados ganhos em curto prazo.

Ou você vai ter que contar com a sorte ou vai entrar em uma cilada. 

A sorte é sempre uma aliada que ajudou diversos empresários de sucesso, mas nenhum deles contou com ela. Ela simplesmente ocorreu quando eles estavam fazendo a coisa certa todos os dias.

A construção de um patrimônio leva tempo e, é normal que leve mesmo. Mas, se você tiver paciência e se mantiver fiel aos seus objetivos, você chegará lá!

 Esteja junto de bons profissionais

Nenhum empresário de sucesso ou atleta de ponta conseguiu chegar ao topo sozinho. Todos eles contaram com equipes profissionais para os ajudar.

Atletas contam com seus técnicos para os orientar sobre como chegar mais rápido aos seus objetivos.

Grandes empresários contratam consultorias e possuem equipes que os aconselha sobre as melhores escolhas e os riscos existentes no caminho.

Você pode chegar mais rápido se tiver a ajuda certa.

 Invista em sua educação financeira

Investir no mercado financeiro é desafiante, devido aos inúmeros detalhes, eu concordo. 

No entanto, posso te garantir que quanto mais conhecimento e entendimento você tiver sobre investimentos, mais chances de sucesso terá e menos suscetível às ciladas vai estar.

 Michael Viriato - professor de finanças do Insper e sócio fundador da

Fonte: coluna jornal FSP

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br