Se está
preocupado se a Anitta vai mexer na sua NuConta ou nos seus investimentos,
esqueça. Durma em paz.
A cantora e empresária Anitta agora é conselheira administrativa do Nubank.
Mas, o que está por trás disso?
Como a decisão do banco digital vai
impactar na vida de seus clientes que utilizam a NuConta ou investem através do
RDB (Recibo de Depósito Bancário) disponibilizado pela plataforma?
A artista mais
internacional que o Brasil tem atualmente é a Anitta. Para ela, faz sentido ser
sócia de um banco internacional, principalmente por ela ter o branding do
Nubank.
Além disso, toda a publicidade vai ajudar a expor a imagem dela fora do
País, ou seja, é uma troca muito boa para ambos os lados.
Contudo, muitos
se questionaram se o fato de um banco atrelar a sua imagem a uma cantora não
pode pegar mal.
Com a Anitta, o Nubank ganha uma artista que fala com as massas
e é mestre no marketing digital. Além disso, possui um grande networking e
ainda tem acesso a diversas marcas, o que pode gerar um cross-selling entre
elas.
Se está
preocupado se a Anitta vai mexer em algo da sua nuconta ou dos seus
investimentos, esqueça.
Durma em paz. Nas reuniões do conselho, o papel dela
estará atrelado em novas estratégias de marketing e os números mostram que ela
tem PHD.
Esse modelo de
trazer personalidades para dentro de grandes empresas já é muito comum nos EUA.
Nós que estamos atrasados.
Qual o
erro que o Nubank e a Anitta cometeram?
Confesso que
lendo os comentários das diversas notícias anunciando a Anitta como sócia do
Nubank, fiquei assustado. Basta olhar o instagram dos diversos veículos de
imprensa.
Muitas pessoas
dizendo que iriam ou que já cancelaram a Nuconta por causa disso, o que acho
totalmente sem nexo.
Sempre que
falamos de alguma coisa é necessário ter autoridade. A partir disso, existem
duas coisas muito distintas e que o público vê.
Uma delas é ser garoto
propaganda e uma outra é ser dono de algo. Por exemplo, não tem problema um
jogador de futebol ser garoto propaganda do Banco do Brasil (BBAS3), mesmo que
ele não entenda tanto de investimentos, já que isso chama atenção e ajuda a
levar clientes para o Banco do Brasil (BBAS3).
O grande erro
que a Anitta e o Nubank cometeram foi a falta da construção de uma história em
volta da cantora para ela se tornar uma referência de mercado financeiro e após
isso ser incorporada ao banco.
Ou seja, era necessário falar de educação
financeira em suas redes sociais, talvez juntamente com um projeto social sobre
o tema e ir fazendo com o que seu público fosse se acostumando com a cantora
tratando de assuntos ligados ao mercado financeiro.
Não, ela não
precisava virar uma expert no assunto, mas mostrar que entende, que está
interessada em evoluir e espalhar a educação financeira pelo Brasil.
Em 3 meses
era possível fazer isso, acredite. Dentro desta estratégia, poderia fazer uma
peregrinação pelos canais que falam de investimentos. Aliás, Anitta, as portas
do 1Bilhão Educação Financeira estão abertas, viu.
Um outro ponto
que Anitta ainda não entendeu é que, instituições financeiras não se posicionam
politicamente e por vários motivos.
Primeiro,
porque não é bom ter o governo, seja ele qual for, como inimigo de um banco ou
uma fintech.
Segundo, porque
o País está muito polarizado entre esquerda e direita.
Quando você ataca um
destes lados, a militância se une contra você e o jeito de lhe atingir é
boicotando as marcas que lhe trazem dinheiro. Basta ver o que aconteceu com a
Gabriela Pugliesi quando fez uma festa durante a pandemia.
Mesmo
acreditando que alguns erros foram cometidos, avalio que o Nubank tem muito
mais a ganhar do que a perder. Está trazendo uma gênia do marketing digital,
que é algo que poucos sabem fazer.
Anitta,
entenda. Agora você não é mais “apenas” uma grande artista e uma grande
empresária. Você agora é banqueira. Isso tem o bônus, mas tem o ônus.
O tempo
lhe mostrará isso. Espero que seja da melhor forma.
FABRIZIO GUERATTO
- especialista em investimentos, colunista do E-Investidor
Fonte: coluna jornal Estadão