Este artigo visa destacar a importância do
Planejamento Estratégico na gestão das organizações. Apresenta a
importância de se realizar um bom diagnóstico e uma abordagem metodológica para
permitir identificar as lacunas de gestão, tecnologia, processos de trabalho,
expertise e envolvimento dos colaboradores, bem como a distância do
posicionamento estratégico que se pretende alcançar.
Planejamento estratégico
O Planejamento Estratégico das organizações
é uma ferramenta poderosa da administração e vai te auxiliar a identificar,
priorizar seus desafios e definir seu posicionamento estratégico. O receio é
que o conceito de estratégia se vulgarizou no dia a dia das organizações e tudo
passa a ser considerado estratégico, contrariando a regra de ouro de uma boa
estratégia que é definir focos de atuação por meio de metas de curto, médio e
longo prazo.
O atual ambiente de negócios e de prestação
de serviços das organizações está sujeito a constantes mudanças na política,
economia, tecnologia e forma de interação da sociedade. A empresa ou
organização pública somente poderá atender aos anseios de seus clientes se
conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma
ferramenta adequada para oferecer as soluções de ajustes para projetar o
futuro.
O Planejamento Estratégico deverá conviver
com os planejamentos táticos e operacionais departamentais, pois compete a eles
desdobrar a estratégia em ações concretas e sinergicamente alinhadas. Um
elemento-chave para a construção e sucesso da estratégia é a realização de um
diagnóstico com atenção aos detalhes, envolvendo o ambiente interno e externo.
O diagnóstico é um instrumento que permite
identificar as lacunas de gestão, tecnologia, processos de trabalho, expertise
e envolvimento dos colaboradores, bem como a distância do posicionamento
estratégico que se pretende alcançar.
Diagnóstico via pesrpectivas do Balanced
Scorecard
O diagnóstico correto desmistifica aos
administradores o que realmente é importante ou relativamente importante, e a
se concentrar sobre as debilidades que precisam ser superadas. A partir dele
poderemos revelar quais desafios serão priorizados e quais caminhos devemos
trilhar para maximizar os resultados.
A realização de um diagnóstico requer o
envolvimento da alta administração e de um método que garanta uma fotografia
panorâmica e em vários perfis diferentes da empresa. O modelo mental de
perspectivas da metodologia Balanced Scorecard[1]
- BSC descrito no esquema abaixo na minha visão é o mais completo para ser
usado no diagnóstico, pois facilita aos atores envolvidos registrar as forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças com a maior amplitude desejada.
- Visão da
Empresa -
•Qual posicionamento estratégico pretende-se ocupar?
- Sustentabilidade
Financeira - Quais objetivos financeiros devem ser atingidos?
- Cliente
- Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades dos
clientes devemos atender?
- Processos Internos - Para garantir satisfação dos clientes e acionistas, em quais
processos internos devemos ser excelentes
- Aprendizado e
Crescimento - •Para atingir nossas metas, como a
organização deve aprender e inovar?
Diagnosticar com base nas perspectivas do
BSC força que a organização investigue além do tradicional olhar nos resultados
financeiros e convida a reconhecer 4 perspectivas da empresa: i) Perspectiva
Sustentabilidade Financeira – avaliar os resultados e objetivos financeiros que
o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim
como para satisfação dos seus acionistas; ii) Perspectiva do cliente -
identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes em torno
de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço; iii) Processos
Internos – identificar a eficiência e eficácia dos procedimentos
organizacionais, processos de inovação, criação de produtos e serviços; e iv)
Perspectiva aprendizado crescimento - abranger a importância do estágio de
desenvolvimento e aprendizado dos colaboradores e tecnologia da informação.
A escada da estratégia requer primeiro que
defina a visão e missão da empresa. O diagnóstico deverá te mostrar os gaps
em cada dimensão de modo que você possa elaborar um plano de ação para cada
dimensão. Para tanto é preciso realizar a abordagem diagnóstica de forma
segregada de cada dimensão e recomendo usar a ferramenta de Análise Swot[2]
separadamente em cada dimensão.
Quando o diagnóstico é deficiente em uma
das dimensões, certamente haverá comprometimento de resultados nas demais
dimensões, ou seja, para agradar o cliente é preciso cuidar de todo framework
do atendimento e dos processos internos que o antecedem, bem como acompanhar e
pesquisar inovação, sem se descuidar do processo continuo de aprendizagem dos
colaboradores. Depois disso é preciso monitorar o resultado financeiro das
operações, avaliar e comparar o custo de funcionamento.
Quando integradas, essas quatro
perspectivas proporcionam uma análise e uma visão ponderada e sistêmica da situação
atual e futura da performance do negócio, produzindo um equilíbrio entre
objetivos de curto prazo e objetivos de longo prazo.
Todo planejamento requer um bom diagnóstico
e conhecimento sobre o que se pretende fazer para definir qual posicionamento
pretende ocupar. Um bom diagnóstico resulta num plano de negócios ou num plano
estratégico de atuação que conduzirá sua organização para um estágio mais
avançado de gestão.
[1] Balanced
Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho
desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert
Kaplan e David Norton, em 1992. O BSC é uma ferramenta de gestão
estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização
em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico.
[2] A
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e
Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de
cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e
planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a
sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde
a criação de um blog à gestão de uma multinacional. (Fonte: Wikipédia
Márcio Lima Medeiros - Diretor de Administração do Fundo de Pensão dos
Servidores Federais do Poder Judiciário da União, Ministério Público da União e
Conselho Nacional do Ministério Público. Atua também como palestrante da
SUPORTE, instrutor e consultor de gestão, planejamento e governança das
corporações.