Romance clássico japonês foi
escrito por uma mulher no século 11.
Minha
primeira ida ao Japão, em 1990, para o Congresso Internacional de Matemáticos
de Quioto, foi uma das viagens mais inesquecíveis da minha vida. Voltei
fascinado pelo Congresso e pela incrível cultura japonesa. E trouxe na bagagem
dúzias de fotos (nesses tempos pré-digitais, “dúzias” era um monte!) e um
livro. Mas não qualquer livro.
“Genji
Monogatari” (“O conto de Genji”) foi o primeiro romance literário do mundo.
“Genji é o ponto mais alto da literatura japonesa”, disse o escritor Yasunari
Kawabata em seu discurso de aceitação do prêmio Nobel de 1968, acrescentando:
“Até hoje não existe obra de ficção comparável”.
Ilustração do capítulo 20 do romance O conto de Genji,
escrito por Murasaki Shikibu no século 11
O
personagem central, Genji, é um príncipe sensível e frívolo que desfruta a vida
da corte imperial japonesa do início do século 11: o romance foi escrito entre
1000 e 1012. Ao longo de mais de mil páginas, o relato de suas alegrias e
decepções, no amor e na política, nos proporciona uma visão íntima e fascinante
do Japão medieval.
Um
dos aspectos que colocam esse livro em uma classe à parte é que foi escrito por
uma mulher, Murasaki Shikibu, ela própria da nobreza imperial. Como em quase
todas as sociedades humanas, as mulheres da corte estavam sujeitas a muitas
limitações. Recebiam uma educação, mas ela não incluía o chinês, a língua culta
do império. E eram proibidas de ler e escrever literatura “séria”.
Assim
mesmo, um grupo de mulheres talentosas criou a melhor literatura da época, em
todo o mundo. A notável sensibilidade de Murasaki para entender a alma humana
raramente foi igualada por um autor masculino: há quem a compare ao francês
Marcel Proust, que viveu 9 séculos depois.
A
própria existência do Genji é prova de que algumas mulheres conseguem
ultrapassar as barreiras artificiais ao seu talento. Mas quantas ficaram no
caminho? Quantas mulheres talentosas na Grécia, na China, no Islã, na Índia ou
na Europa deixaram de dar suas contribuições únicas à civilização? E quantas
nos nossos dias deixam de se realizarem na ciência porque a cultura ambiente
lhes diz que esse papel não lhes pertence?
Nesta
quinta-feira (17), o Impa realizou a primeira competição matemática
brasileira para mulheres, o Torneio Meninas em Matemática. Não para separar
gêneros, e sim para lembrar às 200 meninas que participaram em 35 cidades, e
aos milhares que virão ou não a participar no futuro, que lugar de mulher é na
matemática. Não importa o que tenham ouvido de professores, pais, amigos e
conhecidos.
Marcelo Viana -diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e
Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.
Fonte: coluna jornal FSP