TV: A Simplificação da linguagem que a Previdência precisa

Se eu tivesse que fazer uma linha do tempo para explicar quantas vezes - na minha carreira - eu ouvi a seguinte crítica e missão: "Cabe aos Comunicadores simplificar a linguagem, o vocabulário da Previdência Complementar"

Crítica, porque a frase é autoexplicativa: a linguagem é complexa! Missão ambiciosa e, em alguns casos, até impossível porque o Comunicador nunca produziu sozinho jornais, revistas, cartilhas, manuais, sites, portais, simuladores, aplicativos e todos os instrumentos destinados à divulgação da Previdência Complementar. Sempre houve a fonte - geralmente técnica! E sempre coube ao Comunicador sugerir expressões. E sempre houve os processos de aprovação de conteúdo, precedendo a publicação. Essa é a estrutura clássica que revela então um processo hierarquizado de produção da mensagem.

Resumo da ópera: falar quase sempre é fácil! E o bom da linguagem é que ela antecipa fenômenos que estão em formato de semente, são apenas potência do contexto. Isso quem teorizou foi o filósofo da linguagem Mikhail Bahktin


O mundo mudou e a Comunicação muda junto com ele. E é por isso que estou muito feliz em poder escrever aqui sobre o trabalho de TV Corporativa e protagonismo. Essa fórmula é muito poderosa e compartilha com profissionais de outras áreas a responsabilidade pela expressão. Cataliza - de um jeito novo - essa negociação de sentidos. E amplia a consciência sobre a importância da mensagem chegar ao público de interesse.

E os recursos para fazer esse movimento envolvem criatividade e inovação. Tudo tem que ser feito obedecendo às regras da Previdência Complementar para garantir a credibilidade da mensagem. Também tem que ser observado o tempo adequado para os canais das redes sociais; isso significa desenvolver uma objetividade e uma clareza muito matadoras. E há que se pensar no custo de produção. TV Corporativa dá resultado, mas o conteúdo tem que ser feito com profissionalismo.

É por tudo isso que vou comemorar neste post o lançamento do canal de TV Corporativa Towers Watson. Os quatro primeiros vídeos estão compartilhados no Youtube e têm o propósito de fazer Comunicação e Educação Previdenciária de uma forma dinâmica e didática.

O resultado está muito bacana: https://www.youtube.com/watch?v=iTF53VN-dyw&list=UU_oGHDQKz7RFg5KfrIL_2lQ&index=4


A Towers Watson, com esse trabalho, contribui para simplificar raciocínios matemáticos e temas ainda complexos como Tributação. E, dessa forma objetiva e muito simpática, vai mostrando ferramentas que facilitam a vida do Participante, do gestor e também do Comunicador, do Educador.


https://www.youtube.com/watch?v=_z_A27EGHPU&list=UU_oGHDQKz7RFg5KfrIL_2lQ&index=2


Conversação é a base para a Inovação e a Criatividade. Esse conceito está em pesquisadores como Sílvio Meira e John Howkins. TV Corporativa é demanda para profissionais e quanto mais competência e domínio adquirirmos, melhor será a nossa interação com os públicos que queremos alcançar. 

As redes sociais podem e vão contribuir para potencializar e dar escala ao alcance das mensagens. Este post aqui, por exemplo, assim que publicado, além do Brasil, atravessa o Atlântico e começa a circular em Angola. Essa é a minha contribuição pessoal nesse processo de difusão de conteúdo de qualidade.

É por isso que comemoro, festejo e compartilho aqui no Conversação o belo trabalho da Towers Watson. Que esse projeto tenha muito sucesso e seja inspiração para todos nós que assumimos a missão de simplificar a linguagem e o vocabulário e divulgar as mensagem transformadora da Previdência Complementar.

 

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte Educacional.

Fonte: blog da Eliane:  www.elianemiragliablogspot.com.br

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