Existem acontecimentos que podem
modificar uma existência. São fatos que levam você a mudar de rumo, a enxergar
novos horizontes, a pensar considerando diferentes ângulos, enfim, a se
transformar numa pessoa diferente.
Regredindo
algumas décadas no tempo, lá bem no início da minha carreira profissional numa
grande multinacional americana, consigo perceber o quanto a promoção ao cargo
de gerente de treinamento de vendas, me ajudou a dar um novo rumo à minha vida.
Essa função fez com que eu me aproximasse de pessoas. Só assim pude entender de
que forma elas se motivam para maximizar resultados e aumentar o que toda a
empresa busca – a produtividade!
Nesse
processo existe uma peça fundamental para a qual convergem as atenções. Estou
me referindo exatamente a você – gerente. Os seus diretores esperam soluções e
resultados. Os subordinados esperam diretrizes e a liderança. Sobre as suas
costas, gerente, pesa o atingimento de resultados e a geração de mudanças.
Com
certeza, neste momento, você está às voltas com uma crise que lhe tem roubado o
sono. Você está diante de uma crise como nunca viu. Se toda situação de crise
precisa ser levada a sério, essa, em função das suas características, exige uma
pausa para reflexão.
Como
disse, não se trata de uma crise qualquer. Os governantes e os executivos das
maiores empresas mundiais, sempre rodeados de consultores e técnicos renomados,
ainda não sabem o que fazer. A pergunta que eu faço é − E você, já sabe o que
fazer? Você já parou para pensar como vai sair dessa?
Eu
quero apenas contribuir com algumas reflexões que poderão ajuda-lo a enxergar a
situação sobre um ângulo diferente. Vamos ver algumas?
•
Saia do lugar comum
− Esta crise está provocando mudanças profundas na humanidade. Se você
continuar fazendo as coisas como sempre fez, é bem provável que não consiga
sair da crise. Aprenda a ver os diferentes ângulos das situações e encontrará
formas diferentes de agir.
•
Abra a mente −
Você, nem ninguém, podem continuar sendo “o já sabe tudo” da empresa. Só terão sucesso
as organizações que conseguirem motivar as pessoas a continuarem aprendendo.
Pode ser que os presidentes das multinacionais e dos grandes bancos que faliram
recentemente achassem que estavam capacitados para enfrentar qualquer situação.
A prática mostrou exatamente o contrário. Seria melhor que eles tivessem tido a
humildade de considerar que, apesar de todo conhecimento e experiência
continuam aprendizes, ainda mais numa época em que as mudanças se sucedem à
velocidade da luz.
•
Enxergue a empresa como
sistema − Outro ponto importante para você pensar. Está na hora
de visualizar a empresa não como um somatório de departamentos independentes,
mas como um sistema. Se os demais setores não souberem o que está acontecendo
no mercado, você, como gerente de vendas, estará no comando de um barco à
deriva. Se neste momento de crise a empresa necessita sair atrás de vendas para
sobreviver, você e sua equipe estão carregando nas costas o peso dessa
necessidade. Portanto, assuma o leme. Aproxime-se dos clientes. Sinta os
problemas deles. Depois, reúna-se com os responsáveis dos demais setores da sua
empresa e exponha as suas necessidades. Faça com que vejam que se o mercado
exige um produto azul, não adianta oferecer um amarelo.
•
Aprenda a ser um
verdadeiro líder − Quer ver outro ponto importante para
reflexão? Você já ouviu dizer que os vendedores, considerados tiradores de
pedido, estão com os dias contados, não ouviu? E o que dizer dos gerentes
desses vendedores? Pois é! Comece a rever o novo papel do seu cargo. Para ser
colocado no lugar de gerente de vendas você deve ter sido um bom vendedor,
certo? Mas será que isso o qualifica para ser um bom líder? Será que vender
produtos e liderar pessoas são coisas parecidas? Nem um pouco, não é verdade?
Sabe o que eu aprendi nesses meus anos como executivo e consultor? Que a grande
maioria dos gerentes de vendas continua atuando como vendedores, mas nem um
pouco líderes! Pense nisso! Talvez esteja na hora dos gerentes aprenderem,
verdadeiramente, a lidar com gente!
•
Faça uma limpeza na
mente − Outra dica! Aproveite este momento de reflexão para
fazer uma limpeza na sua mente. Ao longo dos anos, quer seja no convívio com os
pais, com a sociedade ou no ambiente empresarial, as pessoas tendem a
transformar simples hábitos em paradigmas. E o que é pior! Muitas se vangloriam
da carga de conhecimentos que carregam quando, na verdade, tudo o que possuem é
um amontoado de entulho sem qualquer valor ou serventia. Você sabe que precisa
encontrar diferenciais para vencer a concorrência, não sabe? Pois isso só será
possível se você se dispuser a enxergar os fatos sob ângulos que ninguém sequer
pensou que pudessem existir. Com certeza não foi o peixe quem descobriu a água.
Para faze-lo, ele precisaria sair fora dela. Como disse um grande escritor –
“verdades são ilusões cuja natureza ilusória esquecemos”.
Uma
crise é uma excelente oportunidade de repensar os fatos e recriar novas
realidades e oportunidades.
A
reflexão abre a visão para novas possibilidades e cria o ambiente necessário ao
que se espera de um gerente moderno – a mudança de mentalidade.
Luiz Viegas - consultor de Produtividade e
Comportamento: viegas@workshop.com.br
Fonte - blog Ponto de Encontro