Cuidado! Esta crise é diferente!


Existem acontecimentos que podem modificar uma existência. São fatos que levam você a mudar de rumo, a enxergar novos horizontes, a pensar considerando diferentes ângulos, enfim, a se transformar numa pessoa diferente.

Regredindo algumas décadas no tempo, lá bem no início da minha carreira profissional numa grande multinacional americana, consigo perceber o quanto a promoção ao cargo de gerente de treinamento de vendas, me ajudou a dar um novo rumo à minha vida. Essa função fez com que eu me aproximasse de pessoas. Só assim pude entender de que forma elas se motivam para maximizar resultados e aumentar o que toda a empresa busca – a produtividade!

Nesse processo existe uma peça fundamental para a qual convergem as atenções. Estou me referindo exatamente a você – gerente. Os seus diretores esperam soluções e resultados. Os subordinados esperam diretrizes e a liderança. Sobre as suas costas, gerente, pesa o atingimento de resultados e a geração de mudanças.

Com certeza, neste momento, você está às voltas com uma crise que lhe tem roubado o sono. Você está diante de uma crise como nunca viu. Se toda situação de crise precisa ser levada a sério, essa, em função das suas características, exige uma pausa para reflexão.

Como disse, não se trata de uma crise qualquer. Os governantes e os executivos das maiores empresas mundiais, sempre rodeados de consultores e técnicos renomados, ainda não sabem o que fazer. A pergunta que eu faço é − E você, já sabe o que fazer? Você já parou para pensar como vai sair dessa?

Eu quero apenas contribuir com algumas reflexões que poderão ajuda-lo a enxergar a situação sobre um ângulo diferente. Vamos ver algumas?

Saia do lugar comum − Esta crise está provocando mudanças profundas na humanidade. Se você continuar fazendo as coisas como sempre fez, é bem provável que não consiga sair da crise. Aprenda a ver os diferentes ângulos das situações e encontrará formas diferentes de agir.

Abra a mente − Você, nem ninguém, podem continuar sendo “o já sabe tudo” da empresa. Só terão sucesso as organizações que conseguirem motivar as pessoas a continuarem aprendendo. Pode ser que os presidentes das multinacionais e dos grandes bancos que faliram recentemente achassem que estavam capacitados para enfrentar qualquer situação. A prática mostrou exatamente o contrário. Seria melhor que eles tivessem tido a humildade de considerar que, apesar de todo conhecimento e experiência continuam aprendizes, ainda mais numa época em que as mudanças se sucedem à velocidade da luz.

Enxergue a empresa como sistema − Outro ponto importante para você pensar. Está na hora de visualizar a empresa não como um somatório de departamentos independentes, mas como um sistema. Se os demais setores não souberem o que está acontecendo no mercado, você, como gerente de vendas, estará no comando de um barco à deriva. Se neste momento de crise a empresa necessita sair atrás de vendas para sobreviver, você e sua equipe estão carregando nas costas o peso dessa necessidade. Portanto, assuma o leme. Aproxime-se dos clientes. Sinta os problemas deles. Depois, reúna-se com os responsáveis dos demais setores da sua empresa e exponha as suas necessidades. Faça com que vejam que se o mercado exige um produto azul, não adianta oferecer um amarelo.

Aprenda a ser um verdadeiro líder − Quer ver outro ponto importante para reflexão? Você já ouviu dizer que os vendedores, considerados tiradores de pedido, estão com os dias contados, não ouviu? E o que dizer dos gerentes desses vendedores? Pois é! Comece a rever o novo papel do seu cargo. Para ser colocado no lugar de gerente de vendas você deve ter sido um bom vendedor, certo? Mas será que isso o qualifica para ser um bom líder? Será que vender produtos e liderar pessoas são coisas parecidas? Nem um pouco, não é verdade? Sabe o que eu aprendi nesses meus anos como executivo e consultor? Que a grande maioria dos gerentes de vendas continua atuando como vendedores, mas nem um pouco líderes! Pense nisso! Talvez esteja na hora dos gerentes aprenderem, verdadeiramente, a lidar com gente!

Faça uma limpeza na mente − Outra dica! Aproveite este momento de reflexão para fazer uma limpeza na sua mente. Ao longo dos anos, quer seja no convívio com os pais, com a sociedade ou no ambiente empresarial, as pessoas tendem a transformar simples hábitos em paradigmas. E o que é pior! Muitas se vangloriam da carga de conhecimentos que carregam quando, na verdade, tudo o que possuem é um amontoado de entulho sem qualquer valor ou serventia. Você sabe que precisa encontrar diferenciais para vencer a concorrência, não sabe? Pois isso só será possível se você se dispuser a enxergar os fatos sob ângulos que ninguém sequer pensou que pudessem existir. Com certeza não foi o peixe quem descobriu a água. Para faze-lo, ele precisaria sair fora dela. Como disse um grande escritor – “verdades são ilusões cuja natureza ilusória esquecemos”.

Uma crise é uma excelente oportunidade de repensar os fatos e recriar novas realidades e oportunidades.

A reflexão abre a visão para novas possibilidades e cria o ambiente necessário ao que se espera de um gerente moderno – a mudança de mentalidade.

Luiz Viegas - consultor de Produtividade e Comportamento: viegas@workshop.com.br
Fonte - blog Ponto de Encontro

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br