Feliz ano novo


O que vem depois de chats, ICQ, Messenger, LinkedIn, Orkut, Facebook, Snapchat, Instagram e afins?

Tereza acaba de cometer suicídio no Facebook. Achou que estava perdendo tempo. Silvia nunca entrou. Lili tampouco. Elas simplesmente nunca tiveram interesse. Quando sabem de algo que se passa ali, é por terceiros, como seus maridos, usuários eventuais.

Paula entrou, mas não se encantou. Volta pouco. Maurício já criou quatro perfis diferentes, para dar conta de tantos amigos. Gerald é de fases: às vezes interage compulsivamente, outras vezes fica furioso, diz que nunca mais vai voltar, mas acaba voltando.

Já o Theo, coitado, foi trollado -teve computador e senha do Facebook roubados por um ladrãozinho de São Sebastião neste Natal.

Helena ainda usa o Facebook e o Twitter, mas cada vez menos. Antes usou o Orkut, mas largou em 2011 e nem se lembra da senha. Nenhum dos seus amigos está mais lá para ver aquelas imagens pisca-pisca que o Mark Zuckerberg jurou que jamais permitiria no Facebook.

Helena também teve a fase MSN Messenger e a fase Tumblr, mas os diálogos do Messenger ela não se lembrou de salvar, enquanto o Tumblr ela se lembrou de apagar. Agora ela usa o Snapchat, o Instagram e o WhatsApp, que Chris já largou mas Lili usa bastante. Chris e Lili não desistiram do Skype, até o ponto que eu sei, mesmo tendo o FaceTime ali à mão, pré-instalado no iPhone.

O Snapchat é o melhor de todos da última semana. Dá para programar por quantos segundos a foto que estamos mandando permanecerá visível na tela do destinatário. Se o destinatário não for rápido no gatilho para salvar a foto, ela se evapora no ar. Aí não precisamos nos preocupar em apagar aquela tranqueira toda que vamos publicando e recebendo ao longo dos dias, meses e anos, até que o software ou o computador morra e leve com ele nossa história eletrônica.

Chat e ICQ vasculhei de cabo a rabo no passado, mais por razões profissionais do que por diversão. Por farra, usei Twitter e Instagram. O Twitter foi perdendo a graça com gente monotemática, perfis falsos e robôs. O Instagram ainda acho bacana, enquanto não entopem de propaganda. Aprendi que quanto menos conexões estabeleço, mais relevante fica a rede.

O LinkedIn parece muito engravatado. Ali as pessoas querem mostrar seu lado sério e não suas fotos de biquíni ou copo de cerveja na mão. O LinkedIn é o lugar do RH, que pesquisa currículos, aborda profissionais para suas vagas e analisa as conexões dos candidatos. A turma do RH, embora a gente não se preocupe com isso, também anda espiando o Facebook, para dar uma checadinha no "perfil" do candidato ou o comportamento do funcionário. Candidatos a namorado também usam esse truque.

Investigar redes sociais é rotina para profissionais de segurança, eletrônica, policial ou o que for. Departamentos de imigração, como o dos Estados Unidos, são apontados como usuários do Facebook.

Afinal, não se esqueça, entrar em países como os Estados Unidos é um privilégio, não um direito.

O Facebook é usado para checar se a pessoa é quem ela diz que é.

E se o sujeito não tem Facebook? Aí, só pode ser um suspeito. Se não está no Facebook, o que ele tem a esconder, não é mesmo?

Marion Strecker - jornalista, fotógrafa e uma das pioneiras da internet no Brasil, integrou o grupo de fundou o UOL e dirigiu sua equipe de conteúdo por quase 15 anos, até fevereiro de 2011.

Fonte: jornal Folha de São Paulo

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br