Criança-papagaio


Testemunhei uma conversa entre uma conhecida, que é mãe de um garoto de dez anos, e seu filho, que tem, segundo ela mesma, problemas na escola. Não, ele não se recusa a aprender o que lhe é ensinado, não faz drama com as lições de casa e tem obtido boas notas segundo a avaliação escolar realizada.

Está certo que ele reclama da obrigatoriedade de frequentar a escola todo santo dia e de ter de usar a "perua escolar", porque a mãe trabalha nos horários em que ele vai e volta da escola. Mas, fora esses dois motivos de suas frequentes reclamações, a escola, para ele, não é uma pequena tragédia como parece ser para algumas crianças.

Já os colegas com quem convive... Eles são o seu pesadelo. Segundo o próprio garoto, ele vive sendo provocado o tempo todo com apelidos que considera pejorativos, com caretas, gestos e outras dezenas de pequenas atitudes de seus pares que o fazem perder a linha.

Ele reage quase sempre com agressividade --bate nos colegas. Por isso, a mãe vive sendo chamada à escola e o menino vive isolado.

Essa jovem mãe contou que já deixou o filho de castigo --tirou dele coisas das quais ele gosta muito por vários dias-- e que já falou para ele que o que ele tem feito é errado, mas o fato continua a se repetir.

"O que devo fazer, onde estou errando?", perguntou ela.

Sugeri que ela conversasse com o filho em busca dos pontos de vista dele. Sim: uma criança dessa idade já tem noção do que faz de certo e de errado e tem, muitas vezes, explicações surpreendentes para seu próprio comportamento. A mãe me pediu que eu estivesse presente nessa conversa, que aconteceu na casa deles, quando eu os visitava.

Quando a mãe lhe perguntou o que havia acontecido no dia anterior na escola, ele de pronto respondeu que havia feito uma coisa muito errada. "Se você sabe que é errada, por que fez?", perguntou a mãe. "Não sei" --foi a resposta que ela teve de volta. E assim seguiu a tentativa de diálogo entre os dois, com a mãe se mostrando satisfeita com as respostas que obtinha do filho.

Eu não consegui ouvir o que o garoto, de verdade, tinha a dizer a respeito de fatos que envolviam a sua vida. Tudo o que ele dizia nada mais era do que a repetição de frases e de ideias saídas da boca de adultos.

O garoto, tão vivaz, nesses momentos se transformava em um "garoto-papagaio", porque descobrira que era exatamente isso que os adultos --pais e profissionais da escola-- esperavam dele.

Temos demonstrado tanto desinteresse pela conversa com os mais novos que eles aprenderam a não perder seu precioso tempo com nossas tolas e moralistas perguntas e com os questionários que fazemos a eles. Eles dizem logo o que queremos ouvir para que possam se livrar dessas entediantes conversas.

Mas, caso algum adulto demonstre interesse verdadeiro em ouvir o que eles pensam sobre os problemas que enfrentam, eles são capazes de dizer, mesmo que indiretamente, o que os atrapalha e porque não conseguem encontrar novas soluções para as situações difíceis que vivem.

Enquanto tivermos, antecipadamente, a resposta certa a ser dada por uma criança quando conversamos com ela, criaremos "crianças-papagaio", que respondem o que queremos sem ao menos saber ao certo o que de fato significa.

Precisamos aprender a conversar com crianças, não é verdade?

Rosely Sayão – psicóloga e consultora em educação

Fonte: caderno cotidiano / jornal FSP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br