Você e seus micróbios


"Você", essa entidade que se move e tem gostos e vontades particulares, é definido por seu genoma e história de vida que moldam a biologia do seu corpo e cérebro. Certo?

Mais ou menos: de acordo com um novo campo da ciência, uma combinação inusitada de microbiologia, genética e neurociência, falta acrescentar ao conjunto da sua obra todas as bactérias e fungos que vivem em seu corpo, isto é, seu microbioma – que chega a influenciar como seu cérebro funciona.

Com um microbioma diferente, você seria um "você" também diferente. É uma ideia estranha, que está forçando a biologia evolutiva a rever seus conceitos.

Aliás, sem um microbioma residente em suas mucosas e órgãos internos, você provavelmente sequer existiria. Eliminar todas as bactérias e fungos do corpo é um experimento quase impossível de fazer com humanos, e que em animais de laboratório costuma resultar em animais mortos. Vacas livres de micróbios deixariam de existir em poucos dias, mortas por inanição sem as bactérias que digerem celulose em seu estômago.

Em humanos, as ocasionais tentativas parciais de eliminar bactérias inconvenientes com antibióticos matam também as "boas" bactérias, desequilibram a absorção de nutrientes e levam a micoses oportunistas. Precisamos de nosso microbioma residente a tal ponto que a sua ausência no intestino coloca a vida em risco, e precisa ser corrigida com uma doação de fezes com bactérias alheias saudáveis.

De alguma maneira, a influência das suas bactérias intestinais chega ao cérebro, talvez por substâncias liberadas pelas bactérias ou modificadas por elas, ou ainda por outras, produzidas pelo intestino em resposta às bactérias e que depois chegam ao cérebro levadas pelo sangue, como serotonina.

A influência é tanta que mudanças de hábitos alimentares que alteram o microbioma intestinal podem modificar o funcionamento do cérebro. Em estudo recente, a severidade de problemas de comportamento em camundongos foi aliviada com uma mudança nas bactérias que habitavam seus intestinos.

Note bem: você, com suas ações, desejos e pensamentos, continua dependendo da estrutura e do funcionamento do seu cérebro. Mas, quem diria, as bactérias em seu intestino têm como lhe subir à cabeça. 

Suzana Herculano-Houzel - neurocientista, professora da UFRJ, autora do livro "Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" (ed. Sextante)

Fonte: blog www.suzanaherculanohouzel.com
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br