A vantagem de delegar é que o empreendedor pode utilizar o tempo
em atividades de real importância.
Você já deve ter ouvido empreendedores reclamando de que não têm
tempo para nada, que tudo na empresa precisa passar por eles, que os
funcionários não têm iniciativa própria e que, se ele não estiver presente em
todos os momentos, ninguém trabalha na empresa.
Muitas vezes, esses problemas devem-se mais ao empreendedor que
se queixa do que a seus subordinados.
É comum, no início do negócio, os empreendedores serem
centralizadores, pois muitas vezes trabalham sozinhos e acabam acumulando as
principais atividades da empresa, como as vendas, o controle financeiro, o
desenvolvimento de produtos, o atendimento pós-vendas, entre outras funções que
deveriam ser compartilhadas.
O problema é que, à medida que a empresa vai crescendo,
funcionários são contratados, mas o empreendedor continua agindo da mesma maneira,
querendo cuidar de tudo e até mesmo atrapalhando o trabalho dos outros.
Uma grande habilidade que todo empreendedor em negócios
iniciantes deveria tentar desenvolver é sua capacidade de delegar.
No entanto, para isso, ele precisa tomar alguns cuidados para
não se frustrar mais tarde.
Primeiro, é importante saber recrutar os funcionários que têm o
perfil para assumir novas tarefas e desafios e que tenham iniciativa para isso.
Além disso, eles precisam ter potencial para fazer mais do que
as funções para as quais foram contratados exige.
Feito isso, o próximo passo é oferecer treinamento e, então,
começar a delegar aos poucos as tarefas e acompanhar o desempenho deles.
O processo de "feedback" (dar um retorno aos
funcionários) também é importante. E aceitar e compreender os erros não
intencionais dos subordinados é fundamental para que a delegação seja
bem-sucedida.
Elogiar, recompensar e incentivar progressos também faz parte
dessa transição.
Para o dono da empresa, a grande vantagem de delegar funções e
tarefas é que o empreendedor poderá utilizar parte do tempo que ele gastava em
questões operacionais em atividades que são realmente importantes para a
sobrevivência do negócio, como a conquista de novos clientes, buscar métodos
para inovar mais e maneiras de pensar a empresa de um modo estratégico.
Tente, você não vai se arrepender e seus funcionários irão lhe
agradecer.
Tales Andreassi - professor e coordenador do
Centro de Empreendedorismo da FGV de São Paulo.
Fonte: jornal Folha de São Paulo