Por que contratar você?


Analise o contexto e as dificuldades enfrentadas pela empresa e mostre como você pode ser útil nesse cenário.

Com o ano começando, a retomada dos processos seletivos faz com que a expectativa de um novo emprego, com mais desafios e salário melhor, seja possível. Mas por que você deve ser contratado? O que a empresa ganha escolhendo você?

Muitas companhias (nem todas, é verdade) sabem o que estão buscando dos seus funcionários. Mas tão importante quanto a corporação saber o que quer (quais são as qualificações e competências exigidas do profissional), é o candidato à vaga ter essa resposta --saber expressar de modo objetivo de que modo poderá ser útil.

É muito diferente escolher uma empresa para trabalhar do que ser escolhido para atuar em algum lugar. A segunda opção nem sempre é a melhor. Pesquisar a empresa e conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá ajuda muito.

Não fique preso aos estereótipos e à imagem institucional. Busque informações sobre o negócio, leia sobre o segmento e entenda as necessidades da área em que pretende atuar.

Na hora da entrevista, saber valorizar as suas melhores qualificações e ressaltar resultados obtidos em empregos anteriores pode significar que você é capaz de fazer o mesmo no novo cargo.

Na entrevista, faça perguntas para explorar as dificuldades e problemas que a companhia possa estar enfrentando --geralmente, eles não são muito diferentes dos outros locais por onde você passou. Saber identificá-los pode colocá-lo em vantagem. Isso exigirá boa capacidade de análise e de síntese para demonstrar que seus conhecimentos e experiências poderão ser úteis.

Uma vez que você entenda as necessidades da empresa, seja bastante objetivo na descrição de experiências semelhantes, exponha os resultados obtidos e, caso não tenha a experiência necessária, demonstre vontade para aprender.

Pergunte sobre as pretensões em relação ao candidato que ocupará a vaga, se há novos projetos e quais são. A entrevista é uma via de mão dupla e não um interrogatório. Você deve ser agente ativo nessa situação. Demonstre segurança em suas respostas e vontade de contribuir com os negócios da empresa.

Adriana Gomes - coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas na ESPM.

Fonte: jornal Folha de São Paulo

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