Genética e hábitos saudáveis são a chave da longevidade, diz médico


O doutor Alexandre Kalache explica quais são os pontos fundamentais para envelhecer bem

Cabe a uma francesa o título de pessoa que mais viveu na história da humanidade. Jeanne Calment morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias.

Hoje, a pessoa mais velha do mundo é a dona Kane Tanaka, uma japonesinha de 115 anos, que conversa, usa andador e ainda escreve poemas.

Parece estranho pensar em viver tanto tempo, mas a realidade é essa: o mundo enfrenta uma transição no processo demográfico que resulta em populações mais velhas. A expectativa é de que até 2060, 32% da população brasileira será formada por pessoas com mais de 60 anos. E, por isso, a gente precisa se preparar.

“Você precisa juntar quatro capitais para envelhecer bem: saúde, conhecimentos, capital social – alguém pra te cuidar no final da vida – e, para quem tiver o privilégio, capital financeiro. Isso faz com que você possa envelhecer bem”, afirma o médico Alexandre Kalache, presidente da Aliança Global de Centros de Longevidade Internacionais.

E completa: “Há um mantra: quanto mais cedo você se prepara melhor, mas nunca é tarde demais”.

O segredo para viver tanto tempo sem grandes problemas ainda não foi descoberto. O doutor Kalache explica que 20% é culpa da genética. E o restante dá pra resolver melhorando nossos hábitos: “Evitar álcool em excesso, fumo nem pensar, dieta saudável e o não sedentarismo”, receita.

Na teoria parece fácil, mas no Brasil de hoje fica difícil arrumar tempo para se cuidar. O especialista também fala que a desigualdade no país é fator determinante para uma população que envelhece mal

 

Fonte: Fórum Longevidade | radio jovem pan.


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br