Valor, dividendo, momento; qual é a melhor estratégia?


Se perguntado a qualquer investidor de ações qual pessoa ele se espelharia em seus investimentos, possivelmente, vai ouvir o nome de Warren Buffett pela estratégia de valor que lhe rendeu elevado retorno nos seus 55 anos de gestor.

De fato, os pioneiros da estratégia de investimento chamada de Value Investing (investimento de valor, em inglês) foram Benjamin Graham e David Dodd. O primeiro inclusive é reconhecido por Buffett como seu mentor.

Entretanto, será que essa estratégia atribuída a Buffett foi a melhor de forma geral? Como alerta a pesquisadora Frazzini é preciso tomar cuidado para não generalizar um caso isolado e transformá-lo como fato.

Alguns pesquisadores fazem uma analogia com os efeitos de fumar para a saúde. Será que o fato de um dos homens mais velhos do mundo, Fredie Blom, com 114 anos, ainda fumar mostra que este hábito não faz mal à saúde? Ou seja, será que o fato de Buffett ser o investidor mais bem sucedido, faz da estratégia de Value Investing a mais bem sucedida?

Outra estratégia comumente reconhecida é a de Dividendos. Amantes deste enfoque dizem que, no longo prazo, ela pode até não atingir os melhores resultados, mas as oscilações seriam menores, ou seja, menor risco. Desta forma, alguns adeptos dizem que ela produziria o melhor balanço de retorno por risco, normalmente medido pelo índice chamado de Sharpe. Será que isso ocorreu na última década?

Uma terceira estratégia usualmente perseguida é a chamada Momento. Adeptos do Value Investing criticam o enfoque em momento por argumentarem que se paga mais caro que o razoável e que todo o ganho que eventualmente produzam, seria perdido nos períodos de baixa do mercado. Portanto, ela teria mais risco e a pior relação de retorno por risco dentre as três citadas.

Será que todas estas estratégias desempenham bem apenas em curtos períodos e um índice diversificado se sobrepõe a todas em prazos mais longos?

Vamos testar se você acerta estes questionamentos que são estruturados nas perguntas abaixo.

Questão 1. Qual das estratégias de investimentos em ações foi melhor nos últimos 30 anos?

a) Valor

b) Dividendo

c) Momento

d) Índice Diversificado

Questão 2. Qual das estratégias de investimentos em ações foi melhor nos últimos 10 anos?

a) Valor

b) Dividendo

c) Momento

d) Índice Diversificado

Questão 3. Qual das estratégias de investimentos em ações apresentou o menor risco em 10 anos, medido pela volatilidade?

a) Valor

b) Dividendo

c) Momento

d) Índice Diversificado

Questão 4. Qual das estratégias de investimentos em ações apresentou a melhor relação de retorno por unidade de risco na última década, medida pelo índice Sharpe?

a) Valor

b) Dividendo

c) Momento

d) Índice Diversificado

Retorno

Para ilustrar as questões acima, vamos utilizar os índices produzidos pela MSCI no mundo. Escolhemos um índice que tenha espectro global para evitar alguma concentração em país cujo mercado esteja focado em empresas de alguma das estratégias.

Os quatro índices da MSCI utilizados são compostos de empresas de 23 países desenvolvidos. Cada índice é focado em uma estratégia. O MSCI World Index é um índice diversificado que engloba 1640 empresas. O MSCI World High Dividend Yield Index é composto por 327 empresas pagadoras de dividendos. O MSCI World Momentum Index é constituído por 347 empresas que possuem a característica de momento. Por fim, o MSCI World Value Index é formado por 939 empresas.

Risco

O risco pode ser observado de duas formas. A primeira é pela volatilidade ou dispersão dos retornos ocorridos no passado. Outra forma de entender qual estratégia apresentou maior risco é avaliar o comportamento nas crises.

Na tabela acima podemos verificar estas duas formas.

A estratégia que apresentou a pior volatilidade, ou seja, o maior risco em dez anos foi a estratégia Valor. A estratégia Dividendos não foi a que apresentou o menor risco. Esse acabou ficando com a estratégia Momento.

No caso da queda em crises, a estratégia Valor também foi aquela que apresentou a maior desvalorização no período da Pandemia quando se avalia desde 17 de fevereiro até o dia 08 de maio.

Retorno ajustado ao risco

Um investimento pode apresentar um excelente resultado. No entanto, se este resultado foi alcançado ao custo de um risco muito elevado, o investimento pode se mostrar desfavorável a outros quando se considera este risco.

O índice Sharpe mede a razão do retorno por unidade de risco. Este é um dos principais índices para realizar classificação de desempenho ajustado ao risco.

Quando se considera o índice Sharpe, a melhor estratégia foi a Momento. Ao contrário do pensamento comum, a estratégia Dividendos foi a que apresentou a pior relação de retorno por risco na última década.

O objetivo aqui não é provar que alguma estratégia é melhor que a outra, mas apenas dois pontos. Primeiro, esclarecer mitos com relação a determinadas estratégias terem melhor resultado ou menor risco. Segundo, reforçar o ensinamento de Graham em seu livro – Investidor Inteligente – sobre a importância da diversificação, pois, mesmo com a mais profunda avaliação, existe possibilidade de desapontamento de performance no futuro.

Michael Viriato - professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br