Entenda a desvalorização do Bitcoin


Depois de se desvalorizar mais de 15% em uma semana e quase 80% em 2018, muitos se questionam se seria uma oportunidade ou uma tendência para o Bitcoin.

Apesar desta queda de preço recente, nos últimos 24 meses, a moeda ainda se valoriza mais de 370%. A forte desvalorização apresentada neste ano foi suficiente apenas para que o preço voltasse ao valor de setembro de 2017. Deve-se lembrar que naquele momento, muitos já duvidavam de seu real valor.

Vítima do sucesso

De fato, o Bitcoin está sendo vítima de seu próprio sucesso.

A intensa valorização até 2017 trouxe atenção de muitos para este mercado. Os grandes investidores perceberam que a melhor forma de se aproveitar deste mercado era criando novas moedas, como menciono mais a frente. Entretanto, enquanto os criadores de novas moedas levantavam fortunas, aplicadores incautos viram seu dinheiro evaporar.

Em setembro de 2017, segundo o portal coinmarketcap.com, existiam pouco mais de 1.100 criptomoedas, totalizando um valor de mercado de US$ 147 bilhões. Atualmente, o número de moedas praticamente dobrou, mas o valor de mercado total caiu 25%.

Novos investidores, tentando capturar qual seria a nova moeda a disparar, perderam a totalidade de suas aplicações no período. Aquelas que mais perderam valor foram as novas moedas. Isto pode ser visto com a seguinte estatística. Enquanto em setembro de 2017, o valor de mercado do Bitcoin representava 47% do total de moedas digitais em circulação, em dezembro de 2018, esta relação passou a ser de 55%.

É sabido que uma moeda vale por sua escassez. Esse foi um argumento usado para que vários acreditassem que o Bitcoin pudesse se valorizar continuamente, pois sua oferta é limitada. Entretanto, a criação de substitutos para ela não é. No último ano, surgiram cercade quatro novas moedas digitais por dia. Se esta tendência persistir, em uma década, existirão mais de doze mil criptomoedas.

Falta um “Banco Central” de criptomoedas que zele pelo seu valor e controle novas emissões, como ocorre com moedas tradicionais de paises. Sem algum tipo de limite de emissão a tendência é que todas percam valor. Portanto, comprar Bitcoin como investimento, seria um péssimo negócio.

Mas o sucesso não trouxe apenas este prejuízo. Outra vantagem do Bitcoin está está prestes a terminar, devido ao seu sucesso. A desregulamentação era uma das grandes bandeiras deste mercado, mas ela está com seus dias contados.

Regulação

Com o forte interesse e atenção que as moedas digitais ganharam, os governos começaram a criar mecanismos para fiscalizar, regulamentar e tributar a negociação, assim como é feito com qualquer instrumento financeiro.

Esta iniciativa vem ao encontro do crescimento de processos para prevenir lavagem de dinheiro e a utilização dos mercados financeiros para fins ilegais.

A falta de regulamentação e fiscalização de atividades financeiras permite que criminosos desenvolvam de forma mais fácil suas atividades. É de conhecimento comum que a falta de controle sobre as criptomoedas tem permitido que muitos delinquentes a utilizassem para transitar divisas pelo mundo.

Esta regulamentação deve trazer maiores custos para as corretoras e investidores, retirando eventuais vantagens existentes sobre as moedas digitais.

Não serve para negociação em massa

Muitos imaginavam que a popularização do Bitcoin promoveria sua rápida utilização como meio de troca. Entretanto, a velocidade de transação ainda não permite que isto possa ocorrer.

Enquanto uma bandeira como Visa ou Mastercard tem capacidade de processar milhares de transações por segundo, a capacidade com Bitcoin é de menos de dez por segundo. E a perspectiva não é favorável. Especialistas não vislumbram este empecilho se revertendo nos próximos anos.

Variação de preço

Além da restrição de velocidade de negociação, a forte variação de preço inibe que comerciantes aceitem sua utilização. Qual empresário aceitaria uma moeda que pode perder 20% de seu valor em uma semana?

Por não servir como meio de troca, a grande maioria daqueles que compram Bitcoin, o fazem apenas para manter em carteira, esperando por valorização. Para ganhar com isto, é necessário que mais interessados comprem por preços cada vez mais altos, ou seja, claramente os últimos sempre perderão dinheiro. Portanto, esta não se caracteriza como uma forma prudente de investimento.

Quer ganhar com moedas digitais?

Se você não comprou Bitcoin antes da alta de 2017, e não vendeu ao final deste ano nas máximas, não se desespere. Você ainda pode ganhar dinheiro neste mercado.

A maior probabilidade de ficar milionário com estas moedas é seguindo os passos de Jackson Palmer e desenvolvendo a sua própria.

Jackson Palmer criou em dezembro de 2013 sua moeda como uma brincadeira relacionada a um cachorro, por isto o nome Dogecoin. Dog em inglês significa cachorro. Atualmente, ela é a vigésima criptomoeda mais valiosa com um valor de mercado de mais de US$ 245 milhões. Quem acreditaria?

Ao contrário do que se imagina, a criação de criptomoeda é muito simples. Há vídeos no Youtube e textos na internet que ensinam como proceder.

No entanto, isto não quer dizer que não vai ter trabalho algum. Vai ser necessário investir tempo e dinheiro para popularizar sua moeda. Somente com o interesse de novos adeptos sua divisa passará a valer mais.

 

Michael Viriato - professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fonte: coluna jornal FSP


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br