O cafezinho que ajuda portadores de rosácea


Sinais da doença são manchas vermelhas, vasos dilatados e vermelhidão facial; não há cura

Um estudo acompanhou 82.737 enfermeiras durante 15 anos e encontrou 4.945 casos de rosácea (5,97%), uma doença crônica da pele do rosto não transmissível. Uma das conclusões é que a cafeína do cafezinho consumido comedidamente reduziu a vasodilatação periférica, diminuindo marcas da afecção nessas pacientes.

Suyun Li e colaboradores do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Brown, EUA, destacam também na revista científica Jama Dermatology deste mês que o observado na pesquisa não apoia recomendações anteriores para limitar consumo de cafeína como medida preventiva para a rosácea.


Bilin/Xinhua

Por outro lado, o chocolate, com discreta quantidade de cafeína, pode ser um fator de risco para um surto da doença, mas pela presença de outros fatores em sua composição. Mas a cafeína, segundo os autores, contém agentes antioxidantes e imunossupressores que sugerem poder reduzir o processo inflamatório da rosácea.

Não há cura definitiva para a rosácea, mas ela pode ser administrada pela atenção especializada de médicos dermatologistas. Entre seus sinais estão manchas vermelhas, vasos sanguíneos dilatados e vermelhidão facial semelhante a rubor.

Segundo o psicodermatologista Tony Bewley, consultor na Barts Health NHS Trust, Londres, em alguns casos pode ser desfigurante, levando o indivíduo a evitar contato público, cancelar compromissos sociais e a demitir-se do trabalho. A afecção provoca estresse e sofrimento psicológico no paciente, relacionado a sentimentos de estigmatização, perda da autoestima e da autoconfiança.

Julio Abramczyk - médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Fonte: coluna jornal FSP

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br